O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelou, esta quarta-feira, os dados relativos à taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2011. Já com a utilização da nova metodologia de recolha de dados, a taxa de desemprego atingiu os 12,4%, mais 1,8 pontos percentuais que no mesmo período do ano anterior, altura em que o valor era de 10,6%.

“As principais alterações introduzidas pelo novo modo de recolha da informação foram a realização de entrevistas através de telefone, a adaptação do questionário à inquirição telefónica e a adopção de novas tecnologias no processo de desenvolvimento e supervisão do trabalho de campo”, pode ler-se no documento.

Segundo o INE, com as regras em vigor anteriormente, o valor da taxa de desemprego teria sido de 11,4% e o população desempregada de “633,3 mil indivíduos”.

Estes valores, contrariam os dados publicados segunda-feira pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que davam conta de uma diminuição dos valores de desemprego.