O Sporting Clube de Braga tem vindo, nos últimos anos, a ocupar um lugar de destaque e uma importância cada vez maior no futebol português. O culminar do trabalho do seu jovem treinador, Domingos Paciência, e dos jogadores acontece já esta quarta-feira, com a presença da equipa minhota na final da Liga Europa.

A equipa de Braga vai defrontar o Futebol Clube do Porto, naquela que é a primeira vez que duas equipas portuguesas se encontram numa final europeia. Seja qual for o resultado do jogo, que tem início marcado para as 19h45, o Sporting Clube de Braga já venceu, pelo menos para os seus adeptos.

A eliminação do Benfica e a presença na final da prova constituem um facto histórico para o clube e para a cidade de Braga. Prova disso é que no fim do jogo das meias-finais “houve grandes festejos” por toda a cidade, refere Sara Mendonça, estudante de arqueologia na Universidade do Minho. “Buzinas de carros, pessoas na janelas a festejarem, estava tudo na rua”, conta a jovem.

Álvaro Costa, comentador desportivo, afirmou, em declarações ao JPN, que os resultados positivos obtidos pelo clube aproximaram a população de Braga da equipa. A identificação dos adeptos com a filosofia do Sporting de Braga, permitiu ao clube alcançar uma “base de fãs”, algo que antes “não tinha”.

É com o apoio dos seus adeptos e de todos os bracarenses que a equipa espera contar esta quarta-feira. Para ver o tão aguardado jogo, estão preparados “ecrãs gigantes no centro” da cidade e mesmo os cafés “têm as televisões ligadas para assistir aos jogos”, refere Sara Mendonça.

Para a jovem, este jogo é de extrema importância para a cidade, uma vez que “mostra que Braga não é apenas uma cidade pequena e que tem uma grande equipa”, capaz de “ir longe”.

“O céu é o limite”

Álvaro Costa afirma que o sucesso alcançado pelo clube minhoto se deve à “equipa directiva bastante forte, ao conjunto de jogadores, a alguns negócios bem feitos, a alianças certas e a um crescimento sustentado”. “O céu é o limite”, refere.

O comentador desportivo considera a Liga Europa “uma competição fundamental”, e talvez a “segunda competição de clubes do mundo”. O mais importante da participação do Sporting de Braga na prova á a “auto-estima” e o “reconhecimento internacional” que dá ao clube. “O Braga não é propriamente um clube novo ou jovem, no sentido da sua idade, mas é jovem em termos de reconhecimento internacional”, acrescenta.

Para Álvaro Costa é importante não esquecer que o futebol, para além de ser um desporto, é um jogo e uma indústria, “três vertentes que estão ligadas”. A “ida à final é a prova de que se estas três vertentes funcionam, há potencial de crescimento e há, acima de tudo, reconhecimento de uma marca relativamente jovem”, avança.