A Ordem dos Farmacêuticos e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) associaram-se à Associação Portuguesa dos Jovens Farmacêuticos (APJF) e à Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia para assinarem um protocolo que vai permitir aos estudantes e jovens trabalhadores da área de farmácia terem estágios curriculares e profissionais na Indústria Farmacêutica.

Os jovens, que apenas podiam estagiar em farmácias hospitalares ou de rua, vão, com o Programa de Estágios na Indústria Farmacêutica, qualificar-se melhor para a integração no mercado de trabalho e, ainda, melhorar o reconhecimento por parte das empresas de novas formações e novas qualificações profissionais.

Segundo a Apifarma, existem actualmente quase 800 farmacêuticos a trabalhar na indústria farmacêutica e a expectativa é de que, anualmente, e ao abrigo deste programa de estágios, “cerca de uma centena de estudantes de Ciências Farmacêuticas e de novos profissionais possam vir beneficiar de um contacto directo com a realidade da profissão na indústria farmacêutica, reforçando as suas qualificações técnico-profissionais”, conta Helena Marteleira ao JPN.

Para a Apifarma, a indústria farmacêutica representa hoje cerca de 11 mil empregos, 2 mil milhões de euros de produção industrial e 500 milhões de euros de exportação. “O valor das exportações pelas quais somos responsáveis representa 1,7% do total das exportações nacionais e 2,8% do PIB nacional”, frisa Helena, que considera que esta iniciativa contribui para “um melhor conhecimento da actividade e papel da Indústria Farmacêutica em relação à investigação, produção, controlo e disponibilização do medicamento”.

Ao JPN, Francisco Barros, presidente da APJF, afirma que a associação aceitou a proposta da Ordem dos Farmacêuticos e da Apifarma por considerá-la “vantajosa para os jovens farmacêuticos”. No entanto, realça que as mais valias não são apenas para os mais jovens e que “a Apifarma encontra neste protocolo uma maior facilidade em recrutar recursos humanos para a indústria farmacêutica”.

“É uma oferta que facilita, sem dúvida, a escolha e a opção dos jovens farmacêuticos”, frisa Francisco, que considera que é muito positivo terem a oportunidade de experimentar a indústria farmacêutica. “Este protocolo vai abrir novos caminhos”, remata o presidente da APJF.

O Programa de Estágio na Indúsrtia Farmacêutica permite que os estudantes de farmácia e os jovens farmacêuticos interajam com a indústria farmacêutica a operar em Portugal, a nível nacional e internacional.

A cerimónia de assinatura do protocolo realiza-se esta quinta-feira às 17h00, no Centro Cultural de Belém. Vai contar com a presença do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Carlos Maurício Barbosa, o presidente da Apifarma, João Almeida Lopes, o presidente da APEF e da APJF.