A FEUP vai receber, este fim-de-semana, a final nacional da “24h Best Engineering Competition”, uma prova que reúne as melhores equipas de estudantes de Engenharia de várias universidades portuguesas. A concurso estão alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), da Universidade de Aveiro (UA), do Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade Nova de Lisboa (UNL), da Universidade de Coimbra (UC) e da Universidade do Algarve (UAlg).

A organização explica, em comunicado à imprensa, que, para alcançarem o acesso à final, as 12 equipas “têm de mostrar do que são capazes e vencer a prova”, que consiste em desenvolver um protótipo surpresa, recorrendo apenas a material de baixo custo e a princípios básicos de Engenharia. Os concorrentes podem, ainda, encontrar e descrever uma solucão para um caso real, tendo em conta as limitações que o desafio exige.

Em ambos os casos, “os participantes têm de conseguir gerir de forma inteligente o tempo e vencer os nervos e a adrenalina que se vão fazendo notar à medida que a prova vai avançando”, explica a organização.

As provas arrancam este sábado às 14h00, altura em que cada equipa se vai apresentar ao júri e explicar o protótipo ou a solução que desenvolveu, bem como os princípios em se baseou. A 23, segunda-feira, vai haver uma sessão pública na qual os protótipos vão ser estudados, seguindo-se a entrega dos prémios.

O evento é organizado pelo BEST Porto e está, pela 2.ª vez, a ser acolhido pela FEUP. A competição arrancou a 26 de Março, com 30 equipas a concurso.