Em dia de jogo de futebol, a zona circundante ao estádio do clube que recebe a competição, revela-se lotada e com um movimento de trânsito bastante acelerado. Por vezes pode ser muito complicado encontrar o local de destino. O défice de informação sinalética leva a maioria dos condutores a consultarem um mapa ou mesmo o GPS e, em último recurso, recorrem às orientações dos habitantes do local.

O Vitória de Guimarães, conjuntamente com a Between Art and Life, decidiu poupar trabalho aos seus adeptos e aos adeptos do FC Porto na Final da Taça de Portugal. Com a ajuda do artista plástico Fúlvio Mendes, o clube desportivo promove o “Rumo ao JAMOR”.

Com rumo ao estádio, Fúlvio Mendes promove uma intervenção artística em Guimarães, em que a arte é levada ao futebol, dois meios que normalmente não se juntam. A organização afirma que a iniciativa “pretende criar uma sinalética que, além da componente artística e estética associadas, exerça funções práticas como orientação, comunicação e divulgação”. Junta-se, então, o útil ao agradável a 22 de Maio, na cidade de D. Afonso Henriques.

A intervenção artística será constituída por 40 sinais que serão colocados em vários pontos da cidade. Nas 60 telas do “Rumo ao JAMOR”, os adeptos do clube poderão intervir artisticamente, deixando a sua marca. O artista plástico afirma que a intervenção dos adeptos pode ser qualquer uma, desde texto, a uma assinatura ou um desenho.

Vários autocarros vão andar pela cidade e transportar os adeptos e as suas telas que, posteriormente, serão expostas no Estádio do Jamor. No dia em que o Vitória de Guimarães defronta o FC Porto na final da Taça de Portugal, a exposição das telas ficará no estádio até o jogo terminar.

No final da Taça de Portugal, as telas regressam a Guimarães e vão integrar uma exposição promovida pela Between Art and Life e o clube vimaranense.