No mapa, no sentido Norte – Sul, Guimarães fica a seguir a Braga. Na tabela classificativa do campeonato, o V. Guimarães ficou a seguir ao Sp. Braga. Por fim, na lista de finais a disputar pelo FC Porto, o V. Guimarães fica a seguir ao Sp. Braga, no papel de oponente, na certeza, porém, de que não quererá ficar a seguir aos “arsenalistas” no destino que lhes coube às mãos dos “dragões”.

A verdade é que, nos últimos anos, os vimaranenses têm estado na sombra do “agigantado” Braga. No entanto, sabe-se que quanto mais alto se chega, maior é a queda. Foi isso que aconteceu aos bracarenses na passada quarta-feira quando, nos píncaros da Europa, foram “empurrados” pelo FC Porto para fora do sonho do troféu da Uefa.

Contudo, ao mesmo tempo que o jogo europeu se desenrolava, acontecia, provavelmente, algo que ninguém imaginaria: os jogadores do Guimarães “tremiam” ao ver um dos seus maiores adversários cair perante mais uma vitória do FC Porto, pois sabiam que, este domingo, será a vez deles de defrontarem o “papa-títulos” desta época.

Os “azuis-e-brancos” já vão na terceira conquista da temporada e não o têm feito apenas a nível interno, mas também no plano internacional. É uma equipa motivada, forte, alegre, que respira saúde. E, para mal do Guimarães, parece ser uma equipa com um apetite voraz por títulos. Ainda assim, falando no aspecto literal, sabe-se que quem vence taças, festeja, quem festeja, fica cansado e quem está cansado, tem pouca frescura física. É uma dúvida sobre os jogadores portistas para ser desfeita este domingo, quando a bola começar a rolar no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras.

FC Porto – Vitória de Guimarães (22/05/11 – 17h00)

Depois de vários sucessos, onde se inclui a carreira na Taça de Portugal, o FC Porto chega à final da competição depois de ter feito uma “remontada” épica diante do Benfica. Os vimaranenses também tiveram de “suar” para deixar de fora do jogo mais apetecido, a Académica.

No campeonato nacional, os comandados de Manuel Machado já tinham enchido o peito diante do clube que acabaria intitulado de “invicto”: o FC Porto. Na sétima jornada, os vimaranenses conseguiram “empatar” os “dragões” na cidade minhota (1 – 1), mas na segunda volta sofreram uma derrota clara (0 – 2). Tal como o Braga, que antes da final da Liga Europa não havia conseguido derrotar os portistas, nesta temporada, também os de Guimarães estão na mesma posição e esperam que à terceira seja de vez.

Uma boa inspiração para os vimaranenses está nas vitrines do Estádio D. Afonso Henriques: trata-se do único troféu vencido pelo V. Guimarães na sua história, a Supertaça portuguesa. Tudo aconteceu na época de 1987 / 88 frente ao…FC Porto. Nada melhor para incentivar os minhotos. Diga-se de passagem que bem precisam desse incentivo, porque os “azuis-e-brancos” venceram a Taça de Portugal nas duas últimas épocas.

Do lado do Vitória, destaque para Jorge Ribeiro (em grande forma), Targino, Toscano e Edgar Silva, como as principais “setas” apontadas à baliza de Helton. À frente do guarda-redes brasileiro dos “dragões” vão estar os “perigosos” do costume: Hulk, Falcao, Varela, James ou Guarín. A final do Jamor será arbitrada por João Ferreira.