Rui Sá, vereador da CDU na Câmara Municipal do Porto (CMP), quer que a autarquia construa mais hortas municipais, além das duas hortas já existentes na cidade, criadas no mandato 2002-2005.

“Estamos numa cidade em que as consequências da crise se fazem sentir muito, em particular ao nível do desemprego”, afirma Rui Sá, acrescentando que “os índices da cidade do Porto são extremamente preocupantes do ponto de vista da pobreza e do envelhecimento”.

A criação de hortas urbanas possibilita, na opinião do comunista, a redução dos gastos das famílias e a ocupação dos tempos livres dos munícipes. “Por um lado, permitem às pessoas contribuir para a sua economia familiar e são uma forma de ocupação dos tempos livres”. Além disso, possibilitam, também, “que terrenos municipais devolutos sejam tratados” e contribuem para o “contacto de pessoas citadinas com a natureza e com o campo”.

As hortas municipais são, também, uma oportunidade para “implementar regras de reciclagem de resíduos e ocupar devidamente os espaços públicos”, remata.

Tudo isto para fazer face à actual crise económica e social, ao aumento do desemprego e à situação de carência alimentar de muitas famílias, contribuindo para os munícipes “terem uma vivência mais feliz”, conta. As novas hortas são um contributo para a “minimização destes problemas”, conclui.

A proposta do comunista foi aprovada na reunião camarária de 10 de Maio, tendo o vereador do Ambiente e Juventude ficado encarregue da “apresentação, no prazo de quatro meses, de um plano com vista à construção de novas hortas municipais”.