Foi desde esta segunda-feira que ficou disponível, na Internet, o novo portal oficial do Turismo do Município do Porto. Com o nome de “Visit Porto” e sob o lema “OPortonity to discover” (“OPortonidade para descobrir”), que brinca com o nome da cidade, o site promete revolucionar o modo como a informação turística, até aqui, era apreendida.

Vladimiro Feliz, vereador do Turismo, Inovação e Lazer, descreveu as características da plataforma e, na hora de comparar com o antigo site municipal do sector, destacou a superioridade do novo portal. “O anterior estava muito direccionado para uma lógica informativa, era pouco intuitivo e convidativo para o turista”, disse Vladimiro Feliz.

Com o objectivo de tornar a informação turística sobre a cidade mais apelativa e próxima das pessoas, o “Visit Porto” rege-se pela interacção entre utilizadores. Isto é, quem já conhece a cidade, ou mesmo os próprios turistas que acabam de conhecer vários lugares, podem deixar, no site, informações que complementem as já existentes, através de textos, fotos e vídeos. Como seria de esperar, as redes sociais desempenham, aqui, um papel importante.

Neste contexto, Luís Patrão, presidente do Turismo de Portugal, deixou um desafio: “se todos estivermos bem informados sobre quais são as potencialidades, os eventos e os programas de tudo quanto se passa na cidade, estamos em melhor condição para sermos nós próprios, à nossa escala, um guia turístico amador”.

Do aeroporto para a cidade

Rui Rio foi o último a intervir na apresentação do novo portal do Turismo do Porto. Após um resumo sobre a precária situação económica que o país e a região atravessam, o presidente da Câmara enunciou duas soluções para o cenário: “autonomia de gestão” para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e, “a seguir”, o lançamento do site. Sobre este último, Rui Rio considera-o “verdadeiramente decisivo para potenciar as visitas ao Porto”.

Em síntese, Rio disse haver necessidade de “uma âncora chamada aeroporto” e de “uma janela, que é o portal”. Tudo isto para promover a cidade, com destaque, ainda este ano, para o São João e para a organização do Circuito da Boavista.

Esses eventos são dois marcos do Porto que o portal do Turismo vai procurar promover. Mas não só. Vladimiro Feliz, na sua intervenção, fez referência para outras potencialidades que a cidade vai fazer render através da nova plataforma: a gastronomia, o turismo religioso e a história rica da região. Este tipo de informação vai ser acrescentada ao longo do tempo. Para já, estão disponíveis no “Visit Porto” funcionalidades como: gestão de percursos, customização de guias, mapas ou aplicações móveis.

Assente em três segmentos, “Viver, Visitar, Negócios”, o portal do Turismo está, de momento, e segundo Vladimiro Feliz, mais desenvolvido no eixo da recomendação de programas. O vereador prometeu ainda que a plataforma, disponível em português, espanhol e inglês, terá uma base de dados completa, com todos os eventos da cidade. No fim, Rui Rio deixou no ar a principal esperança para o site: “em matéria de Turismo / Porto, que este possa ser o primeiro dia do resto da nossa vida”.