A oitava edição do “Serralves em Festa”, que decorre de 28 a 29 de Maio, no Porto, promete animar uma vez mais a cidade. Contam-se mais de 240 actividades dirigidas a diferentes públicos.

Este ano, na área da música os destaques vão para o projecto “Infinito 3″ (de J-Wow, dos Buraka Som Sistema, e Kalaf) e para as”Chicks on Speed” que actuam no Prado na noite de sábado. João Fernandes, director do Museu de Serralves e coordenador artístico da programação do “Serralves em Festa” tem grandes expectativas relativamente ao concerto da banda alemã, que destaca como uma das atracções principais do evento.

No domingo, “Flamengo Big Band”, do saxofonista Perico Sambeat, junta-se aos “Gang Gang Dance“, um grupo reconhecido no contexto artístico de Nova Iorque, que vai encerrar o evento com um “cheirinho” de jazz. As expectativas do coordenador artístico da programação do “Serralves em Festa” estão, também, criadas à volta dos “Gang Gang Dance”, como conta ao JPN.

Já na dança contemporânea, destaca-se, no sábado, a peça “Sideway Rain” e, durante todo o fim-de-semana, a performance “As Far as the Eye Can Hear”, da coreógrafa francesa Martine Pisani, com quatro apresentações durante os dois dias do evento.

No teatro, a peça “Make Love Not War” homenageia João Paulo Seara Cardoso, fundador do teatro de marionetas. A aposta vai estar, igualmente, no teatro de rua, com várias apresentações da companhia Natural Theatre. Já no teatro para a infância e juventude, o projecto “Nap” destaca-se, com uma peça de marionetas sobre alterações climáticas e catástrofes naturais.

O projecto “Pfffffff!”, de música e acrobacia, apresentado pela companhia Akoreacro e o projecto “Arcane” da companhia Les Philébulistes são os principais destaques na área do circo contemporâneo.

Além destas actividades, o “Serralves em Festa” aposta nas performances, acrobacias, no circo de objectos sonoros, cinema, vídeo, instalação, fotografia, visitas orientadas, exposições e workshops dirigidos a toda a família.

Fora de Serralves, a Festa começa mais cedo

Antes do fim-de-semana, o “Serralves em Festa” já dá cartas. Tal como aconteceu no ano passado, nesta edição o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto e a Baixa da cidade também são palco de diversas actividades incluídas nesta 8.ª edição.

Logo no dia 26, o aeroporto vai ser palco das actuações da companhia britânica Natural Theatre e da marioneta KluG. Nos dias 27 e 28, a festa invade a Baixa portuense. Gustavo Ciríaco e Andrea Sonnberger conduzem o público num passeio pelas ruas da cidade, no projecto “Aqui Enquanto Caminhamos”. Na Praça dos Poveiros, a música marca presença a partir do final da tarde de sexta-feira, com “Ritmia Periférica”, um conjunto de actuações típicas incorporados na música tradicional do México.

A programação detalhada está disponível na página do evento, que decorre até à meia-noite de domingo, 29 de Maio.