A peça “Os 39 Degraus” estreou no Porto na última quarta-feira. O espectáculo chegou à última cidade onde vai ser exibido e vai ficar em cena até dia 5 de Junho, no Teatro Rivoli. O elenco da peça é composto por Inês Castel-Branco, João Didelet, Rui Melo e Joaquim Horta, que em quase duas horas interpretam mais de cem papéis. A encenação ficou a cargo de Cláudio Hochman.

O espectáculo, adaptado do clássico de Alfred Hitchcock, chega a Portugal depois de Paulo Costa, produtor executivo, visitar Londres e ver a peça original. “Fiquei altamente impressionado com o facto de quatro actores conseguirem praticamente sem adereços e sem grandes guarda-roupas, fazerem tantas personagens e um espectáculo tão preenchido”, revelou ao JPN.

A história tem como personagem principal Richard Hannay que se vê envolvido num crime que não cometeu e, a partir desse momento, começa a ser perseguido por uma organização secreta intitulada “Os 39 Degraus”. A viagem, que vai desde Londres até à Escócia, “passa por vários cenários, por um comboio, por uma floresta, por casas ou por hotéis”. À medida que a história vai acontecendo, “os actores vão interpretando diversas personagens em função do sítio onde estão”, refere Paulo Costa.

O produtor executivo do espectáculo diz que os ensaios exigiram, acima de tudo, “muita persistência”. “Foram dois meses de ensaios, não só da parte da encenação, da interpretação de papéis, mas também da preparação física porque há, sobretudo, dois actores (Rui Melo e João Didelet) a interpretarem a grande maioria das personagens”, acrescenta.

O Porto é a última cidade onde o espectáculo vai estar em cena e, por isso, “as expectativas são muito altas”, diz Paulo Costa. Os responsáveis pela peça esperam “ter casa cheia na maioria dos dias”.