No seu programa eleitoral, os sociais-democratas sublinham o papel do “Estado”, conforme se pode ver na respectiva “nuvem de palavras”. “Certamente na perspectiva do seu emagrecimento, em contraponto à situação actual”, interpreta José Palmeira, professor de Ciência Política da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Acresce ainda que o PSD é, também, “o partido que dá mais enfoque às “empresas”.

Também a professora Luísa Neto, da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), aponta especialmente para a “posição quase paralela” das palavras “Estado” e “empresas”, associadas ainda às palavras “desenvolvimento”, “gestão” e “competitividade”.

Veja as “nuvens de palavras” dos cinco principais partidos:

BE aposta nas medidas económicas
Programa do CDS-PP apresenta objectivos “pouco claros
CDU destaca políticas sociais
PS tem o discurso mais optimista
-PSD apresenta matriz social e liberal

Sendo um partido que aspira voltar a assumir a governação do país, e à semelhança do PS, o PSD evoca frequentemente “Portugal”, “típico de quem pretende colocar-se acima de valores ideológicos e federar apoios nos diferentes sectores sociais”, afirma o professor José Palmeira.

A selecção de palavras evidencia, na opinião da professora da FDUP, “um programa compromissório, sem definição radical de projecto e, nessa medida, de mais débil paradigma ideológico, passível de ser compaginável com opções defendidas por outras forças partidárias”.

No geral, a análise da “nuvem de palavras” parece, “curiosamente, um retrato fiel da dupla matriz social e liberal que parece ter inspirado a elaboração do programa”, afirma Luísa Neto.