Eduardo Souto Moura e Álvaro Siza Vieira, dois contemplados com o prémio Pritzker, expressaram a sua disponibilidade para tratar do projecto da transformação do Estádio Nacional.

Souta Moura já elaborou outros projectos nesta área, como é o caso do Estádio Municipal de Braga e, segundo a Agência Lusa, está “interessado num desafio desta dimensão”. No entanto, não quis prestar mais comentários sobre o assunto.

Já o arquitecto Siza Vieira que, embora não tenha participado em nenhum projecto para estruturas desportivas, revela-se entusiasmado pela possibilidade de planear a remodelação do estádio da Taça de Portugal. À Lusa, o arquitecto disse que, “se fosse convidado para isso”, provavelmente aceitaria. “Teria de ver, na altura em que o convite surgisse, se tinha disponibilidade”, diz, acrescentando que, se o convite acontecesse nos próximos tempos, diria que sim “com certeza”, porque “há bastante falta de trabalho em Portugal”.

Ainda à Lusa, Siza Vieira recordou a inauguração do recinto desportivo em 1944. O arquitecto destacou a estrutura do Estádio Nacional, classificando-o como “bonito” e “clássico”.

As condições do estádio têm dado azo a diversas reclamações nos últimos tempos. Muitos alegam que o recinto não está em condições para acolher provas desportivas como a Taça de Portugal. A estrutura do Estádio Nacional, em Oeiras, teve por inspiração o Estádio Olímpico de Berlim e foi inaugurada a 10 de Junho de 1944. O estádio recebe todos os anos a Taça de Portugal, e, em 1967, acolheu a Taça dos Clubes Campeões Europeus.