A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) recebe, esta sexta-feira, a recriação do “El Bulli”, considerado dos melhores restaurantes do Mundo e liderado por Ferrán Adrià, um dos pioneiros na utilização de técnicas científicas nos seus pratos.

Gastronomia Molecular

A Gastronomia Molecular dedica-se ao estudo, do ponto de vista científico, dos processos químicos e físicos ligados à culinária. O objectivo desta ciência é a investigação dos aspectos sociais, artísticos e técnicos da culinária e da gastronomia.

A partir das 20h00, o Jantar de Gastronomia Molecular será servido e os participantes vão poder provar “Cocktail Poção Mágica”, “Espuma de Ostras com Salicómia”, “Açorda de Ovas”, “Crosta de Broa de milho” ou “Lágrima de Puré de Batata e Castanhas”. Para a sobremesa, “Arroz Doce Molecular” e “Café com Espuma de Cardamomo”.

Para além da série de opções gastronómicas que os participantes vão ter, o jantar conta também com dois oradores convidados: José Moura, que aborda a temática “Química da Vida” e Margarida Guerreiro, com o tema “A Cozinha é um Laboratório”.

O Jantar de Gastronomia Molecular, inserido no Ano Internacional da Química, tem como objectivo “abordar a recente aproximação científica ao fenómeno da cozinha”. Os participantes são, na sua maioria, professores do departamento de Química e Bioquímica na FCUP, adiantou, ao JPN, o gabinete de imprensa da Reitoria da UP. As inscrições estão já encerradas e cada participante vai pagar 35 euros.