A partir deste sábado, 28 de Maio, a Universidade do Porto (UP) vai promover um roteiro pelos lugares que marcam o Porto. Por praças, monumentos, subterrâneos e muralhas, a história da cidade vai ser visitada. A primeira visita é ao Campo do Olival, que de morro do Olival passou à actual Cordoaria, com hora marcada para as 10h00. Neste primeiro dia, a Reitoria da UP também será visitada.

Depois serão visitados os santos padroeiros, desde Miragaia até à Ribeira, as portas e muralhas do Porto e a nascente de Arca D’Água. A última visita acontece a 31 de Março de 2012 e passará pelas Escadas da Sinagoga, pelo Monte dos Judeus e, por fim, pela Sinagoga do Porto, como forma de lembrar o cruzamento de comunidades de diferentes etnias na cidade.

As visitas têm um custo de cinco euros para a comunidade da UP e sete para pessoas que não fazem parte da Universidade do Porto. As visitas acontecem no último sábado de cada mês, a partir das 10h00. Nos meses de Julho e Agosto, este roteiro não acontece.