António Lobo Antunes é um dos 32 candidatos ao Prémio Príncipe das Astúrias das Letras 2011. A deliberação do júri, composto por escritores como Andrés Amorós, Juan José Armas Marcelo, Fernando Sánchez Dragó e Berta Piñan, será conhecida esta quarta-feira.

Da lista de nomeados fazem parte escritores de 25 nacionalidades, entre os quais o chinês Yan Lianke, o norte-americano John Ashberry e o chileno Nicanor Parra, ao lado de escritores oriundos da África do Sul, Argentina, Áustria, Austrália, Bósnia, Brasil, Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Geórgia, Holanda, Irão, Itália, Líbano, Macedónia, México, Reino Unido, Roménia e República Checa.

Em 2010, o galardão que premeia o trabalho criativo e o contributo para a cultura universal foi atribuído ao escritor libanês Amin Maalouf. Em edições anteriores, o prémio na área das Letras homenageou Vargas Llosa e Paul Auster, entre outros.

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se, desde 1981, na cidade de Oviedo, capital do principado das Astúrias. Cabe ao príncipe Filipe atribuir os galardões das 8 categorias em destaque e os 50 mil euros de cada prémio.