Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira foram suprimidos 390 comboios, devido a uma greve da CP que só termina à meia noite. A empresa só conseguiu estabelecer 93 ligações, o que significa que as supressões atingiram os 90%.

Ana Portela, porta-voz da CP, disse à Agência Lusa que “a situação está muito complicada” e não há perspectiva que melhore ao longo do dia, já que “a adesão à greve ronda os 100%.” Ana Portela adiantou, ainda, que não há nenhum comboio Alfa a circular por opção da empresa, que prefere os Intercidades “por levarem mais pessoas e pararem em mais sítios”.

A greve de 24 horas foi convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), que protesta contra o facto de ainda não ter sido posto em prática o acordo assinado, a 21 de Abril, entre a Comissão Executiva da CP e os sindicatos que representam os trabalhadores da empresa. Os grevistas discordam ainda da redução da oferta de comboios, a partir de Junho, nas linhas urbanas de Cascais e Sintra.

Estão previstas novas greves dos trabalhadores da CP para os próximos dias 3, 10 e 13 de Junho.