A 31 de Maio, Dia Mundial Sem Tabaco, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acolhe uma iniciativa sobre as “Consequências do Tabagismo destinado a adolescentes e jovens”.

Esta acção pretende sensibilizar os mais novos para as consequências do tabagismo a curto e a médio prazo. Um estudo do Departamento de Epidemiologia da FMUP revela que os adolescentes não se identificam com as campanhas antitabágicas, associando os malefícios apenas à idade adulta.

Outro dos objectivos do evento passa por ensinar os jovens a resistir à pressão de grupo, identificada como um dos principais motivos que conduzem à iniciação ao vício. De acordo com um estudo da autoria de Sílvia Fraga, investigadora da Faculdade de Medicina da UP, os adolescentes fumam com o intuito de melhorar o estatuto social. A emancipação é frequentemente associada à iniciação ao tabagismo.

“Nesta conferência, os palestrantes vão incidir sobre os efeitos mais rápidos e visíveis do consumo do cigarro, com o objectivo de mostrar aos jovens que cada cigarro tem um impacto real”, explica Teresa Duarte, responsável pela organização.

Nesse sentido, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto organiza este evento, dirigido a escolas, no sentido de sensibilizar os adolescentes e jovens relativamente ao tabaco. “Alterar mentalidades não é fácil”. O objectivo é levar os jovens a reflectir “sobre o que os leva a fumar e sobre as consequências desse acto”, diz.

A entrada é gratuita para professores e estudantes e conta com a presença de profissionais e investigadores das áreas de Epidemiologia, Pneumologia e Psicologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O programa do evento [PDF] está disponível para consulta.