Com apenas um litro de gasolina e a uma velocidade média de 30 quilómetros/hora, um eco veículo produzido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) percorreu uma distância de 2.568 quilómetros, conquistando o 3.º lugar na categoria de Protótipos de Combustão Interna e o 4.º lugar na classificação geral da “Shell Eco-marathon Europe 2011”. A equipa da FCTUP foi o melhor grupo português no Circuito de Lausitz, na Alemanha.

O eco veículo é um projecto desenvolvido por uma equipa constituída por professores e alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC.

Considerada a mais importante prova do Mundo em eficiência energética, a “Eco-marathon Europe 2011” reuniu, nos últimos três dias, milhares de estudantes das melhores universidades e escolas técnicas europeias.