É em Washington D.C., nos Estados Unidos da América, que Eduardo Souto de Moura recebe, esta quinta-feira, o prémio Pritzker 2011. A cerimónia vai contar com a presença do presidente norte-americano, Barack Obama, e com a primeira-dama, Michelle Obama.

Ao lado de Obama, também Thomas J. Pritzker, presidente da Fundação Hyatt (responsável pela promoção do galardão internacional) e de Lord Palumbo, presidente do júri do prémio, vão discursar durante a cerimónia de entrega, a decorrer no auditório Andrew W. Mellon.

Esta é a segunda vez que um arquitecto português recebe a maior distinção internacional na área da Arquitectura, uma vez que Álvaro de Siza Vieira foi o contemplado em 1992 . Desde 28 de Março que Eduardo Souto de Moura sabe que foi o vencedor do chamado “nobel da arquitectura”, tendo sido descrito pelo júri como “capaz de desenhar desde a escala doméstica à urbana”.
“Souto de Moura é um arquitecto fascinado pela beleza e autenticidade dos materiais”, pode ler-se no comunicado.

Em entrevisto ao JPN aquando da notícia do prémio, Souto de Moura lamentou o estado de abandono de algumas das suas obras e aconselhou os jovens arquitectos a emigrar, sendo Brasil ou Suíça duas boas soluções, na óptica do arquitecto