Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda (BE), revela-se um político conhecedor das novas tecnologias. Tal como Paulo Portas e Pedro Passos Coelho, o deputado utiliza regularmente o Facebook. Com mais de cinco mil amigos a três dias das Legislativas, Louçã divulga várias informações na sua página pessoal.

O candidato a primeiro-ministro de Portugal promove várias rubricas do partido como o “Bê-á-bá” e “Justiça da Economia”, que demonstram a tomada de posição do partido relativamente a alguns temas da sociedade, sobretudo relativos à crise económica que o país atravessa. Para os eleitores que não possam, eventualmente, assistir ao tempo de antena do BE, o partido faz questão de manter os seus eleitores informados e, portanto, divulga no seu Facebook a série que passa diariamente a anteceder o tempo de antena, denominada “Retratos da Geração à Rasca“.

Denota-se uma participação activa dos militantes e apoiantes do Bloco de Esquerda no Facebook de Francisco Louçã. “Leiam as propostas do Bloco e ouçam o que dizem o resto dos partidos. Ao contrário deles, o Bloco de Esquerda apresenta propostas eficientes e solucionáveis face à crise económica, sem fazer os portugueses pagar mais mas, sim, pagar menos”, é um dos comentários a um vídeo publicado pelo líder do Bloco de Esquerda, bem como outros de apoio e incentivo ao líder “Força Louçã! Já tem o meu voto!”.

O partido procura, também, chegar ao eleitorado através do Twitter. No final da semana que antecede o domingo das eleições, o Bloco de Esquerda aproxima-se dos cinco mil seguidores.O Twitter do Bloco conta com duas a quatro publicações por dia: ligações para vídeos, comunicados e textos de Francisco Louçã no site oficial do partido.

Com vários vídeos sobre acções de campanha e rubricas do partido, o Bloco de Esquerda publica uma média de dois vídeos por dia no seu canal do Youtube, dependendo da quantidade de informação disponível, podendo chegar aos seis vídeos diários.

O Bloco de Esquerda opta por um multitasking, juntando estas três plataformas para divulgar vídeos, comunicados, imagens, tudo o que possa ajudar os eleitores a reflectir no seu voto.