As Festas do Senhor de Matosinhos vão receber, este sábado, uma recriação histórica das invasões francesas, pelas 15h30. Um episódio acontecido em 1909, quando o Porto esteve ocupado pelas tropas francesas, foi o escolhido para ser representado.

As “tropas francesas”, comandadas por Soult, vão aparecer no meio das comemorações da festa do Senhor de Matosinhos, com o intuito de chegar à Igreja de Bom Jesus e oferecer, em nome de Napoleão, uma lâmpada em prata. O percurso das tropas começa nos jardins dos Paços de Concelho, passando pela avenida Afonso Henriques, pela praça Guilhermina Suggia e Bairro dos Pescadores, terminando no fim do adro da igreja.

Os milhares de pessoas esperados, pela organização, no Senhor de Matosinhos, vão ser surpreendidos pelo avançar das tropas napoleónicas, pelos grupos de populares e pelos grupos de “afrancesados”. A recriação do episódio vai estar a cargo de uma centena e meia de figurantes.

Este evento já aconteceu em 2009, embora em proporções menores. Em comunicado, a Câmara Municipal de Matosinhos explica que o objectivo é “reforçar uma das vertentes da acção cultural da autarquia na valorização da memória colectiva local”. A recriação história das invasões francesas conta com a colaboração da Associação de Recriação Histórica de Arrifana, assim como algumas colectividades de folclore e teatro do concelho de Matosinhos.

As Festas do Senhor de Matosinhos ainda contam com outras iniciativas, como é o caso da inauguração da exposição “Retratos no Feminino”, no museu da Quinta de Santiago, pelas 18h30.

A exposição quer “apresentar e representar o universo feminino” através da pintura, desenho, cerâmica e escultura. O objectivo é homenagear “o papel fundamental que as mulheres têm na sociedade” e consciencializar as pessoas dos seus direitos. “Retratos no Feminino” vai estar em exposição até 17 de Julho de 2011, de terça a domingo.