Cores, frases, expressões faciais. No que toca à política, nenhum pormenor é deixado ao acaso. Aqui, tudo é importante, desde que permita cativar novos eleitores e continuar a agradar aos mais velhos. À conversa com o JPN, Jorge Marinho, professor de Semiótica da Comunicação da Faculdade de Letras da UP, analisou semioticamente os sites dos cinco grandes partidos portugueses.
Jorge Marinho lembra que não se pode “dissociar a forma do conteúdo”, porque “se temos algo de muito importante para comunicar e não cuidamos da forma como o vamos comunicar, a essência da nossa mensagem pode sair prejudicada”. No geral, todos os partidos souberam utilizar as ferramentas de comunicação de forma correcta. No entanto, há pormenores que, inconscientemente, podem influenciar o eleitor, e que à primeira vista não são perceptíveis.
Bloco de Esquerda aposta em novos militantes
No site oficial do Bloco de Esquerda (BE) a cor predominante é o vermelho, tom representativo do partido “e da ideologia política de esquerda que o identifica”, como refere Jorge Marinho. No entanto, é possível observar, numa caixa existente no site, uma barra cor-de-rosa. “Isto pode levar a que alguém do Partido Socialista, nomeadamente uma franja mais à esquerda, se possa associar ao Bloco de Esquerda, pode ser uma forma de captação de eleitores”, afirma o professor da FLUP.
A linguagem utilizada pelo Bloco é simples e pouco formal. Ao entrar no site bloquista, o utilizador é tratado por tu, numa tentativa de aproximação a um público mais jovem. No cabeçalho do site, um dos espaços com mais relevância, as ligações às redes sociais estão em grande destaque. Apesar de não ter um slogan institucionalizado, há algumas palavras que saltam à vista: compromisso, justiça, esquerda.
CDS-PP realça solidez e confiança na imagem central do partido
Também o Partido Popular optou, à semelhança do BE, pela linguagem pessoal (trata o utilizador por tu). Apesar disso, apresenta-se com a sabedoria da idade, representada na postura e expressão corporal de Paulo Portas. “Há uma estrutura triangular, que significa solidez”, diz o professor.
O azul é a cor do partido e tornou-se, consequentemente, o tom dominante do site, mostrando tranquilidade, solidez e confiança. “Essa íris tem a tradição no domínio do mar, como é o caso de Portugal”, afirma Jorge Marinho. O amarelo foi posto de parte na página virtual para não interferir nessa mensagem. A imagem do líder do partido está em destaque, porque é a preto e branco sobre um fundo azul. A dinâmica de linhas também não foi esquecida, percebendo-se, “ainda que de modo subtil, uma ascendência da esquerda para a direita”, afiança o docente. Esta direcção reflecte subida, sucesso e crescimento.
CDU diz que não pára
Na parte central do site da Coligação Democrática Unitária, há uma caixa com imagens em slideshow. As fotos escolhidas representam bandeiras a abanar, demonstrando que o partido não é estático. Até a bandeira portuguesa, na parte superior do site, parece estar em movimento. Para além disso, está imediatamente abaixo do símbolo do PCP – PEV.
A página da Internet da CDU também está “vestida” de azul, mas num tom mais escuro que o do Partido Popular, demonstrando mais sobriedade. É de destacar a existência de um espaço de “notícias” e “reportagens”. Com essa associação de cariz jornalístico, o partido pretende mostrar seriedade. Há ainda um espaço dedicado aos apoiantes do Partido Comunista, sendo eles “figuras conhecidas da sociedade portuguesa”, adianta ainda o especialista em comunicação.
O PSD e os slogans em movimento
O Partido Social Democrata apostou em frases marcantes no cabeçalho do site. De cinco em cinco segundos, a frase muda, assim como o tamanho das palavras que se pretende realçar. Quanto mais importante, mais “garrafal” é. As cores, apesar de não serem de imediato associadas à bandeira portuguesa, são facilmente percebidas. Do verde esperança ao laranja, numa espécie de gradação, o cabeçalho do site social-democrata apresenta, ainda, a cara do partido, em jeito de solução para os problemas do país. Pedro Passos Coelho aparece, aqui, com um semblante leve e com um sorriso de confiança.
Tal como no site da CDU, aqui também há um espaço para os apoiantes do PSD. Marcelo Rebelo de Sousa é um dos mais importantes devido à sua posição de relevo na sociedade, como opinion maker. O tratamento dado ao receptor é formal e o partido optou por não o tratar por “tu”.
O Partido Socialista quer “defender Portugal”
O slogan é o elemento que, no site do PS, aparece com mais destaque. Abaixo da frase, aparece o repto socialista “construir Portugal”, em letras mais pequenas mas “sublinhada a vermelho, para não perder significado”, diz Jorge Marinho. E logo abaixo das intenções do partido aparece a bandeira de Portugal, “ela própria em movimento”, tal como refere o docente.
Para o especialista em semiótica, “há também uma dinâmica de linhas, da esquerda para a direita, que termina com uma parte mais luminosa”. Olhando com atenção, essa luz parece estar no fundo do túnel formado pelas linhas, juntamente com a cara do PS: José Sócrates.