No Facebook do “Partido Socialista- Sede Nacional”, o volume de publicações varia de dia para dia, de acordo com as acções de campanha do partido liderado por José Sócrates. Há dias em que o número de publicações se fica pela meia dezena, como a 25 de Maio. E há dias em que o Facebook do PS anda num grande rebuliço. Com variadas acções de campanha a 24 de Maio por diferentes partes do país, como em Alijó, Vila Real e Bragança, a rede social encheu-se de publicações do Partido Socialista. Contabilizam-se mais de 75 publicações relativas a José Sócrates e a diferentes candidatos municipais às Legislativas deste ano.

A três dias das eleições Legislativas, o “Partido Socialista- Sede Nacional” contava com cerca de quatro mil “gostos”. O partido aproveitou as diferentes potencialidades desta rede social, colocando vários vídeos relativos aos comícios e acções de campanha. Com o intuito de facilitar o acesso dos seus eleitores aos diferentes espaços do Facebook do partido, o PS colocou diferentes separadores, cada um com a sua temática da campanha eleitoral: “Notícias PS”, “Vídeos Campanha”, “Fotos Campanha” e “Candidatos”.

Diariamente, o Partido procura informar os seus eleitores sobre as declarações de José Sócrates e dos diferentes candidatos aos municípios nacionais. “Quem faz ataques pessoais e insultos em verdade não está a atacar o PS, está a atacar o povo português e a sua cultura de democracia” é uma das declarações do primeiro-ministro demissionário e recandidato ao cargo que se podem ler o Facebook do partido. Com apenas três horas, esta declaração do ex-primeiro-ministro contava já com dez “gostos” e um comentário. Neste caso, o comentário de Filipe Barros surge em contra-ponto à declaração de Sócrates. “A sorte do primeiro-ministro é as pessoas esquecerem-se do que ele vai fazendo…”, afirma o utilizador do Facebook que se encontra atento aos actos de Sócrates no passado. “Os últimos 6 anos forma buracos atrás de buracos, já ninguém devia acreditar no Sócrates e nas suas falinhas sem conteúdo”, escreveu no mural.

Por outro lado, também se podem ler declarações favoráveis à política de José Sócrates. Elvio Gonçalves clicou na tecla “Caps Locks” e demonstrou a sua indignação contra todos aqueles que criticam as estradas de Portugal e a introdução de portagens nas auto-estradas SCUT, em resposta a uma citação de Miguel Freitas relativa ao movimento anti-portagens. “A obra de Sócrates é grandiosa, das melhores da Europa e do Mundo”, afirma Elvio, terminando o seu comentário com críticas à direita política de Portugal que “nada fez, não deu provas, mas tem muitas palavras, e muito pouco de social”.

Cada passo, cada publicação

Em campanha eleitoral, o Partido Socialista mune-se de diferentes ferramentas tecnológicas para actualizar a sua página do Facebook. Através de fotografias e vídeos, o PS informa os seus eleitores da sua campanha eleitoral pelo país.

“Centenas de pessoas aguardam por José Sócrates na Rua Santos Matos, na Amadora, para dar início à arruada!”, informa o partido, relativamente à campanha eleitoral do PS no distrito de Lisboa. A adesão do povo português aos comícios é sempre referida neste tipo de publicações, verificando-se, também, algumas referências ao clima sentido no local: “Nem a chuva afasta as pessoas que, com bandeiras gritam PS, PS, Vitória, Vitória!”.

A agenda da campanha do partido encontra-se apenas à distância de um clique do utilizador do Facebook. O partido partilha, também, uma média de 20 fotos por cada acção de campanha, como é o caso do “jantar/comício nos Açores”, do “comício em Vila Real” e da “visita a Chaves.”