A apenas três dias das eleições legislativas, Passos Coelho encontrava-se no primeiro lugar do pódio das redes sociais dos candidatos a primeiro-ministro de Portugal. Com mais de 46 mil seguidores no Facebook, Passos Coelho fica muito acima dos seus adversários (Paulo Portas tem 32 mil e Francisco Louça, cinco mil).
O Partido Social-Democrata (PSD) apostou em alta nesta nova forma de convivência social. Passos Coelho revela-se uma personagem activa no Twitter, bem como no Facebook. Também a página no Facebook do Partido Social Democrata publica, diariamente, informações relativas à campanha do partido. Para além de todo este rebuliço informativo nas redes sociais, o PSD criou, ainda, um Facebook designado como “causa”: “Passos Coelho Conta Comigo”.
O líder social-democrata que sucedeu a Manuel Ferreira Leite mostra-se activo e adepto das novas tecnologias. No seu Twitter, Pedro Passos Coelho publica uma média de três a quatro actualizações diárias. A maioria das ligações até 140 caracteres partilhadas pelo candidato remetem para vídeos, notícias dos órgãos de comunicação social, acções de campanha e declarações públicas. Em 10 dias, o líder social democrata obteve um aumento de mais de 100 seguidores nesta rede de microblogging, estando muito próximo dos seis mil.
Contrariamente à CDU, que decidiu enveredar, também, pelo Youtube, o PSD não tem uma participação activa neste meio. O Facebook sustenta grande parte da campanha eleitoral do Partido de Passos Coelho. No total, são três as páginas oficiais do partido para as eleições de 5 de Junho: “Partido Social Democrata”, “Pedro Passos Coelho” e “Passos Coelho Conta Comigo”.
Já a página oficial do Partido Social Democrata não tem uma participação muito activa. Com cerca de 10 mil seguidores, tem uma média de três publicações diárias, com uma flutuação coincidente com o preenchimento da agenda do partido. A aparência da página do partido é quase, somente, marcada pelo verde e laranja dos vídeos do partido. Em apenas três dias, o PSD chegou a colocar 10 vídeos das acções de campanha e declarações do seu líder. “Passos Coelho quer Estado a apoiar os que mais sofrem em Portugal” e “Passos Coelho acredita nos portugueses” são dois dos vídeos partilhados.
Apesar de se concentrar apenas em vídeos, estes obtêm uma grande popularidade pela parte dos eleitores. Em apenas quatro horas, um vídeo da arruada do PSD com Passos Coelho em Vila Real já contava com 37 “gostos”. No entanto, os vídeos não são todos de apoio ao partido, ou sobre os ideais do mesmo. Fazendo jus às sucessivas acusações de José Sócrates contra uma suposta campanha negra e de acusações levada a cabo pelo PSD, o partido coloca vídeos de acusações contra o primeiro-ministro demissionário, como são exemplo “Campanha Milionária de Sócrates ofende um país em crise” e “78 mil razões para não votar em Sócrates”.
“Passos Coelho Conta Comigo”: A causa no Facebook
Com eleições à porta, o PSD caracteriza o seu trabalho como uma “causa”, transpondo este conceito para o Facebook. Com apenas duas semanas de idade, a causa “Passos Coelho Conta Contigo” conta com mais de cinco mil seguidores. Fotografias de campanha, vídeos e citações do candidato com ligação para a sua página pessoal, são os principais conteúdos informativos.
Contrariamente ao que se possa pensar, uma vez que as redes sociais têm um cariz de livre acesso, no Facebook não se encontram quaisquer comentários negativos feitos a Passos Coelho. “Se não acreditamos nos professores para fazerem aquilo que só eles sabem que é ensinar, então a reforma educativa será um flop”, é uma das publicações, no mural, da autoria do próprio Pedro Passos Coelho, que recebe comentários de incentivo. “Tem toda a razão. Força!” e “O caminho da verdade é sempre o mais difícil…mas com determinação e firmeza, a verdade vence sempre! É esse o caminho de Pedro Passos Coelho! Vamos todos vencer!” são alguns dos comentários de apoio que se podem ler.