O partido de Jerónimo de Sousa apela à ironia e ao humor político para explorar as potencialidades das redes sociais. Com mais de dois mil “gostos” a quatro dias das Legislativas de 2011, o Facebook da CDU conta com cerca de 11 publicações diárias.
O partido informa os seus eleitores das suas ideias, ideologias e, sobretudo, da sua aposta na mudança para um novo rumo do país. Num dos álbuns de fotografias, o partido divulga um conjunto de 50 compromissos que traçou para o futuro de Portugal. Designado de “Compromisso pela Mudança”, o partido divulga as suas propostas de forma simples e com uma leitura visual rápida e eficaz, como é exemplo a proposta sobre o combate ao endividamento. Segundo a Coligação Democrática Unitária (CDU), deverá haver uma “aposta na produção nacional”.
Com habituais ligações para textos, notícias e declarações de vários deputados do partido na página da Internet, a CDU chega aos eleitores. Muitos dos comentários são de apoio como “Um enorme orgulho. Força CDU!”.
Enveredando para um cariz mais humorista e satírico, o partido criou uma série de imagens designadas de “Cromos da crise 19 + 1”. Colocando um enfoque em diferentes aspectos negativos do país, junta-lhes a imagem dos supostos responsáveis. Com a fotografia de José Sócrates, num dos “Cromos” pode ler-se que, “entre 2005 e 2010, o aumento dos preços relativos à educação por parte das famílias foi de 29,3%”. “23% dos idosos com mais de 65 anos – cerca de 400 mil vivem abaixo do limiar da pobreza – dados de 2008” e, desta vez, é a imagem de Passos Coelho que surge por baixo.
Com uma imagem mais popular, o partido de Jerónimo de Sousa divulga várias fotografias das diferentes arruadas e comícios do partido. Com imagem e áudio, a CDU aposta, também, no canal de vídeo Youtube. Neste meio, a actividade é, também, bastante actualizada, com várias publicações por dia. Articulados com outras redes sociais, os vídeos da campanha eleitoral da CDU são publicados no Youtube e transpostos para outras redes.