O Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, recebe hoje, quinta-feira, uma homenagem ao fundador do Teatro de Marionetas do Porto, João Seara Cardoso. O espectáculo de marionetas, baseado na série infantil “Os Amigos de Gaspar”, foi produzido por cerca de 40 alunos dos cursos de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas e Educação Musical da Escola Superior de Educação (ESE).

O espectáculo, intitulado de “Gaspar & Companhia”, é baseado nos textos de João Seara Cardoso, nas músicas de Jorge Constante Pereira e nas letras de Sérgio Godinho. O projecto é baseado no programa infantil criado pelo fundador e antigo director artístico do Teatro de Marionetas do Porto, e conta a história de Gaspar e dos amigos Clarinha, Romão, Marta, Farturas e do ouriço Manjerico, sempre vigiados pelo guarda Serôdio.

João Seara Cardoso encenou todos os espectáculos da companhia desde 1988. Natural do Porto, criou e dirigiu quatro programas infantis para a RTP1: “A Árvore dos Patafúrdios”, “Os Amigos do Gaspar”, “Mópi” e “No Tempo dos Afonsinhos”. Publicou ainda 9 livros infantis e foi professor de Interpretação Teatral no Balleteatro Escola Profissional. Jõao Seara Cardoso morreu em 2010, vítima de doença.

O espectáculo único desta noite, sobe ao palco do Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, pelas 21h30. Os bilhetes para a homenagem ao impulsionador do teatro de marionetas em Portugal custam dois euros.