Gabriela Marques e João Marques quiseram ser empreendedores há alguns anos, mas esbarraram na falta de oportunidades. Recentemente, o crowdfunding – ou financiamento cooperativo – afigurou-se como a escolha certa para ajudar outras pessoas a concretizar as suas ideias.

Foi assim que nasceu o Massivemov, a primeira plataforma portuguesa em que empreendedores apresentam projectos que podem vir a ser financiados por qualquer pessoa. “Pode reunir-se uma multidão para financiar um projecto ou uma ideia empreendedora”, explica Gabriela Marques, que se apercebeu, juntamente com João Marques, o outro sócio do Massivemov, de uma “necessidade, cada vez maior, de alternativas em termos de financiamento para projectos inovadores”.

Como submeter uma ideia

Aceder ao formulário de apresentação do projecto e responder algumas questões é o primeiro passo para submeter uma ideia para avaliação. “Convém que se seja o mais claro e objectivo possível” e apostar, também, na realização de um pequeno vídeo de apresentação. “O objectivo é que todos tenham sucesso”, garante Gabriela Marques, e que o processo seja transparente. Antes de publicar a proposta no site, a equipa do Massivemov vai avaliar as possibilidades de sucesso. Para tal vão estar sempre disponíveis para dar “todas as dicas necessárias ao empreendedor”. “O ideal é que o empreendedor mostre quem é, que fale com paixão do seu projecto”, remata Gabriela Marques.

“O objectivo da nossa plataforma é abrir espaço para a criação de novas empresas e, também, para a remodelação de projectos já existentes”, refere Gabriela Marques. Qualquer projecto, de qualquer área, pode ser submetido à aprovação do Massivemov, desde que respeite a premissa fundamental do site: “fomentar o empreendedorismo e trazer valor para o empreendedor, para quem vai apoiar e para a sociedade em geral”.

Com um mínimo de cinco euros, qualquer pessoa pode ajudar um projecto a nascer

Ainda que o site do Massivemov só esteja operacional “dentro de alguns dias”, como garantiu Gabriela Marques, a página oficial do Facebook conta já com mais de 500 “amigos” e tem ajudado a divulgar a ideia. “No espaço de três dias houve um boom de acesso à nossa página no Facebook e já tivemos, pelo menos, doze pedidos de inserção de projectos, alguns dos quais vão ser iniciados com o arranque do site”, conta. “Apercebemo-nos, pelos comentários na página, que as pessoas têm ideias mas não sabem muito bem como concretizá-las. E às vezes são projectos pequenos, concretizáveis com mil euros”.

Quem decide apoiar um novo projecto tem acesso a várias informações: quantos dias tem para ajudar a ideia, qual o valor que está a ser solicitado para a sua concretização e quais os níveis de financiamento disponíveis. O pagamento é feito através do sistema Paypal e a contribuição mais baixa é de cinco euros, ainda que os empreendedores possam estabelecer um limite mais elevado.

“A cada nível de apoio, o empreendedor vai fazer corresponder uma forma de agradecimento a quem está a apoiar, que nunca poderá ser em dinheiro”, explica Gabriela Marques. “Deverá ser sempre uma recompensa fruto do trabalho daquele projecto, para que o empreendedor percebe qual a massa cooperativa que vai ter assim que o projecto estiver executado. Poderemos considerar isto como um mini-estudo de mercado” do produto ou ideia proposta, exemplifica.