Foi anunciada esta sexta-feira a lista de onze ministros do XIX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho, indigitado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, após vitória do Partido Social-Democrata nas eleições de 5 de Junho.

Miguel Relvas foi sendo apontado, durante a tarde desta sexta-feira, como o próximo ministro dos Assuntos Parlamentares, cargo que se concretiza, juntamente com o de ministro-Adjunto. Já Paulo Macedo, que chegou a ser tido como o titular da pasta das Finanças fica, afinal, com a Saúde. O economista Vítor Gaspar assume, assim, um dos ministérios mais importantes, o das Finanças.

A cultura, fazendo valer as declarações de Pedro Passos Coelho durante a campanha eleitoral, não teve direito a ministério, ficando-se pela secretaria de Estado, direcção a cargo de Francisco José Viegas.

Nuno Crato vai ser o titular do novo ministério da Educação e Ensino Superior, que agrega dois dos anteriores ministérios (Educação e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

A composição do novo Governo, que toma posse na próxima terça-feira, é a seguinte:

– Finanças: Vítor Gaspar
– Economia: Álvaro Santos Pereira
– Defesa: José Pedro Aguiar Branco
– Negócios Estrangeiros: Paulo Portas
– Educação e Ensino Superior: Nuno Crato
– Agricultura, Ambiente e Território: Assunção Cristas
– Assuntos Parlamentares: Miguel Relvas
– Saúde: Paulo Macedo
– Segurança Social: Pedro Mota Soares
– Justiça: Paula Teixeira da Cruz
– Economia: Álvaro Santos Pereira