Paulo Andrade, do FC Porto, foi afastado do Europeu de Bilhar às três tabelas que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto, até este domingo. O belga Jozef Philipoom foi mais forte, num jogo em que “a diferença de qualidade foi determinante”, disse Paulo Andrade ao JPN.

O campeão nacional da modalidade acredita que “tinha hipóteses para passar”, mas “nestas condições é difícil”. “É quase impossível lutar. Eles são de top mundial e treinam diariamente. Andam todas as semanas pelo mundo a competir e nós aqui, é o bilhar que temos”, considerou Paulo Andrade, em jeito de insatisfação com o facto de não haver portugueses no top mundial.

Paulo Andrade ocupa, actualmente, a 51.ª posição do ranking mundial. Para que Portugal se possa orgulhar de um campeão é preciso “que alguém comece deste miúdo, desde os 13-14 anos, a enraizar-se neste desporto”, diz o bilharista.

O português chegou aos oitavos-de-final depois de ter sido 2.º classificado no grupo C, atrás do belga Frédéric Caudron. Venceu nessa fase o cipriota Christakis Christoforou, por 2-0 (15-11 e 15-13), e o finlandês Toni Hannula, por 2-1 (15-5, 11-15 e 15-4). Apenas reprovou no duelo com Caudron (15-10 e 15-9 para o belga).

Missão difícil na Taça do Mundo de Matosinhos

De 27 de Junho a 3 de Julho vai decorrer, em Matosinhos, a Taça do Mundo de Bilhar às três tabelas. Paulo Andrade vai ser um dos portugueses presentes no torneio, a par de Rui Manuel e Pedro Pais, estes que receberam wildcards e, por isso, integram directamente o lote dos 32 finalistas.

Andrade não teve essa sorte e terá de superar uma fase preliminar em que terá de vencer o seu grupo para chegar à fase final onde estarão os 32 melhores. O bilharista do FC Porto diz ter uma “missão muito difícil”, até porque lhe calhou no grupo um coreano que foi o 3.º classificado no último Campeonato do Mundo.

Terminada que está a participação no Europeu, agora há que recuperar e concentrar forças para uma prestação de sucesso na Taça do Mundo, em Matosinhos.