Frente a frente na mesa 1 do Pátio das Nações, no Palácio da Bolsa, estiveram Jaspers e Merckx, 1.º e 2.º classificados no ranking mundial, respectivamente. Só isto fazia adivinhar um duelo muito equilibrado.

Quando uma final é disputada à melhor de cinco sets e é decidida em apenas três não se pode dizer que equilíbrio tenha sido a nota dominante. O domínio, esse, foi do holandês, que beneficiou, inclusivé, de alguns momentos de desconcentração do seu adversário.

A primeira metade do primeiro set, foi sem dúvida a mais “mentirosa” de todo o encontro. O placar marcava 13-5 a favor de Eddy Merckx, estando o belga a dois pontos de vencer o set inaugural.

Numa só entrada, Jaspers conseguiu sete carambolas que reduziu a diferença de oito para um. De um momento para o outro, os ombros de Merckx ficaram bem mais pesados, razão que pode explicar o facto de este ter passado em branco nas duas entradas em jogo que se seguiram. Jaspers aproveitou e fechou o set em 15-13 a seu favor.

No segundo set, os presentes assistiram a uma situação caricata. Nesta modalidade há só três bolas (uma branca, uma amarela e outra vermelha), sendo que um bilharista tem de jogar sempre na branca e o outro na amarela. Eis que Eddy Merckx, que até aí jogava sempre na amarela, deu uma tacada na bola branca. A verdade é que nem o público nem o próprio jogador se tinham apercebido do erro. Os focos concentraram-se na jovem árbitra que assinalou a falta.

Este erro surgiu numa altura em que estava 14-11 para Jaspers e no meio de uma sequência de seis entradas consecutivas sem qualquer carambola, para nenhuma das partes. Merckx ressentiu-se do seu erro e não resistiu ao bilhar de Jaspers que elevava o resultado para dois sets a zero.

No terceiro e último set, Jaspers foi forte já que, mais uma vez, recuperou de uma desvantagem de 4-10 para 15-10. A tacada final foi registada pela câmara fotográfica do JPN.

A vitória acabaria por ser de Dick Jaspers por 3-0, com os parciais de 15-13, 15-12 e 15-10 carambolas. O holandês cimenta, por isso, o seu lugar no topo do ranking e faz crescer as expectativas para a Taça do Mundo que se aproxima.