Sardinhas com pimento, martelinhos, fogo-de-artifício, fogueiras, balões, manjericos e música fazem do Porto a cidade privilegiada para os festejos do São João. As sugestões para viver da melhor forma esta festa popular são muitas e atingem todas as idades e gostos.

Transportes reforçados

A Metro do Porto tem montada uma operação especial para a noite de São João. Assim, vai funcionar em contínuo durante a noite de 23 para 24 de Junho, com aumento das frequências e reforço da capacidade. A circulação começa a ser reforçada a partir das 20h00 do dia 23 de Junho, numa operação que se prolonga até às 6h00 da madrugada do dia 24. Também a STCP aumenta os serviços na noite e madrugada de São João. São reforçados autocarros em todos os principais eixos e vão funcionar mais 18 linhas no horário nocturno habitual e 12 linhas na madrugada de 24 de Junho.

Antes de mais, qualquer roteiro de São João passa pela tradicional corrida de São João, pelas cascatas, pelas montras, pelos concursos de quadras populares. Qualquer São João tradicional passa, também, pela venda dos manjericos e do “alho-porro”, pelo acender das fogueiras, pelos balões que são lançados para o ar, pelas marteladas que se dão e recebem durante o dia e, principalmente, durante a noite.

Mas o ponto alto dos festejos é mesmo a noite de 23 para 24 de Junho. Nessa altura, a cidade veste-se a rigor e as pessoas enchem as ruas, contagiando com alegria e boa disposição. Um pouco por todo o lado comem-se sardinhadas com broa, caldo verde, febras e vinho.

E são exactamente sardinhadas com broa, caldo verde, febras e vinho que se vão poder comer no exterior do Hard Club, no Mercado Ferreira Borges, a partir das 19h00 e no exterior do Palácio das Artes, no Largo de São Domingos, a partir das 21h00.

Pelas 22h00, o tradicional baile das Fontaínhas promete animar a noite de São João. Às 00h00 do dia 23 de Junho, as margens do Douro enchem-se de milhares de pessoas para assistir ao fogo-de-artifício, lançado a partir do rio. A noite de S. João termina numa das praias da Foz do Douro, com os mais resistentes a rumarem em direcção ao mar até ao nascer do dia, com algumas paragens festivaleiras pelo caminho.

Tony Carreira anima Aliados

Para a noite de São João, estão previstos alguns concertos. Às 00h30 do dia 24 de Junho, Tony Carreira actua na Avenida dos Aliados. Já a Banda Sinfónica Portuguesa dá o tradicional concerto de São João nos jardins do Palácio de Cristal, pelas 16h00.

Na sexta, dia 24 de Junho, realiza-se a regata de Barcos Rabelo. A regata percorre uma extensão de 1,5 quilómetros no rio Douro, de Cabedelo à Ponte D.Luís, onde chega por volta das 17h30.

São João alternativo

Apesar do carácter tradicional da festa de São João, há sempre quem prefira uma programação mais alternativa. Assim, na noite de São João, às 23h59, a rua Cândido dos Reis recebe o Arraial Minimal. O Arraial decorre no Plano B e é uma festa de rua que mistura sonoridades eclécticas, desde o rock, funk, disco e música popular. A entrada é livre.
Também de entrada livre e à mesma hora há o Popular Sound System, no Largo da Alfândega. Já na Casa da Música decorre, a partir das 22h00, o Stopestrada, com bandas do centro comercial Stop.

Para quem está disposto a gastar algum dinheiro, o Hard Club recebe um concerto e um DJ set (Loastar Sigma Garagem DJ’s), pelas 02h00. A entrada é de 10 a 12 euros. Por 10 a 20 euros, há, também, Clubbing com DJ Vibe, Omid168, Demi e Dj Paul Day no Creme (Edifício Transparente) a partir das 20h00 e na Indústria Club (Avenida do Brasil), a partir das 23h30.

No fim-de-semana também há festa

Também no fim-de-semana, existe uma série de eventos disponíveis para quem deseja prolongar as festividades de São João. No sábado, dia 25 de Junho, a quinta edição das Feiras Francas ocupa o Palácio das Artes, no Largo de São Domingos, das 10h00 às 20h00. Também no sábado há o Best of Música na Rua, pelas 22h30, na Casa da Música. O festival Porto Sounds, com X-Wife e Dois Mil e Oito, decorre na Rua Cândido dos Reis, pelas 23h00.

Durante todo o fim-de-semana, os cafés da Baixa do Porto são palco de recitais de violoncelo. No sábado, dia 25, os recitais são no Café Progresso (11h00 e 17h00), no Majestic (12h00) e na Galeria de Paris (16h00). Já no domingo, dia 26, os cafés Guarany (11h00) e Galeria de Paris (17h00) são os palcos privilegiados.

O PortoCartoon-World Festival, um dos principais festivais de caricatura do Mundo, reúne este ano a maior colecção de sempre e ocupa a Praça da Liberdade nos dia 25 e 26 de Junho, das 15h00 à 19h00. Quem visitar o festival, tem a possibilidade de receber caricaturas grátis. Por fim, o grande prémio de Jet Ski disputa-se na Ribeira, durante todo o fim-de-semana. No sábado, disputa-se das 14h00 às 18h00 e, no domingo, das 09h00 às 18h00.