Os Homens T vão mudar de casa, abandonando o Espaço T. Este projecto de integração sociocultural vai partir para Saint-Avertin, em França, onde vai estar de 1 de Julho a 4 de Setembro deste ano. Depois de fazer sucesso pelos ares do Norte de Portugal, a exposição “Homem T- Um Projecto de Felicidade” vai estar agora no Centre D’art des Rives. Esta internacionalização surge de uma parceria do Espaço T com o município francês de Saint-Avertin.

A Câmara de Saint-Avertin, de forma a dinamizar este projecto, convidou 20 artistas franceses para fazerem, em modelos de fibra de vidro, 20 homens de tamanho médio, que representarão a sua imagem de Homem T. Estes 20 homens vão juntar-se aos 15 já realizados por artistas portugueses, para a exposição que decorreu em 2009, no Porto. Depois da exposição, os vários Homens T vão ser leiloados e o dinheiro da venda dos trabalhos portugueses vai ser entregue ao Espaço T.

Em comunicado, o Espaço T diz que o “Homem T- Um Projecto de Felicidade” trata-se de “um conceito pela diversidade do ser humano”. O projecto tem como objectivo a luta pela “inclusão de todos os seres humanos numa perspectiva total, não havendo assim segregação positiva ou negativa”.

Trata-se de um homem utópico, que todos procuram quando desenvolvem as suas potencialidades, virtudes e afectos. Para o presidente do Espaço T, Jorge Oliveira, é “um Homem verdadeiro nas suas convicções”, e que se pode “tornar real” se as pessoas lutarem por ele. O Espaço T quer levar a exposição e o conceito do Homem T a várias cidades nacionais e europeias, para que este projecto possa contribuir para a “mudança social”.