A região do Porto e Norte de Portugal é única no Mundo por ter quatro sítios considerados Património da Humanidade pela UNESCO. O desdobrável apresentado no Mosteiro da Serra do Pilar esta quarta-feira dá a conhecer o Centro Histórico do Porto, o Parque Arqueológico do Vale do Côa, o Centro Histórico de Guimarães e, ainda, o Alto Douro Vinhateiro.

Trata-se de uma forma de promover não um local específico, mas sim a região na sua “unidade e singularidade”, considera Melchior Moreira, director da entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Este flyer, disponível em todos os postos de turismo da zona, insere-se numa série de projectos que estão a ser planeados e que deverão estar concluídos até ao final do ano. Trata-se da aplicação de novas tecnologias de informação turística, com a formação de um portal digital e recurso ao 3D, novas plataformas interactivas, uma renovada série de lojas de turismo e ainda um Welcome Center.

Melchior Moreira eleva o Miradouro da Serra do Pilar ao estatuto de “Miradouro da Humanidade” e, para isso, contará com a plataforma 3D, que irá oferecer uma vista panorâmica sobre toda a zona da Serra do Pilar e, fundamentalmente, sobre o Centro Histórico do Porto.

O Porto Welcome Center ficará situado no antigo edifício da STCP, em frente à Estação ferroviária de São Bento. Um projecto que ligará o turismo de toda a Região Norte ao resto do país, através das capitais de distrito, e ao exterior.

Ausência de vereador do Turismo do Porto foi assinalada

Nesta cerimónia esteve presente Paula Araújo da Silva, a directora regional de Cultura do Norte, que falou na importância da qualificação do turismo nesta zona. O trabalho que está a ser desenvolvido não se trata apenas de promoção turística, mas também de “sensibilização das pessoas”, o que assume extrema importância no sentido de terem conhecimento de como devem zelar pelo Património, que é “de valor excepcional”, até porque “68% dos visitantes da região Norte – dados do INE – estão interessados pelo Turismo Cultural e de Património”, aponta.

“Porto e Norte tem” é o lema que une os quatro locais Património da UNESCO, neste caminho em prol não só da promoção externa mas também da promoção interna, num apelo ao conhecido “venha para fora, cá dentro”. É importante, considera, Melchior Moreira, que os portugueses conheçam primeiro as “excepcionalidades que há no nosso país”.

Na cerimónia também marcou presença o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Gaia, Mário Fontemanha, que criticou a ausência do vereador do Porto. “Deveria cá estar o vereador do Turismo e Cultura do Porto. Nós aqui não estamos a falar da Serra do Pilar nem de Vila Nova de Gaia, estamos, sim, a falar de toda a Região Norte que tem no Centro Histórico do Porto o seu coração”, entende o vereador gaiense. “Não está o vereador nem nenhum outro representante da autarquia [do Porto]. Não percebo este tipo de gestão”, diz Mário Fontemanha.

O vereador de Gaia apontou, igualmente, o dedo à forma como Rui Rio zela pelo património. “Não vale a pena ser pequeno. Não podemos olhar só para as nossas coisas. Devemos olhar também para aquilo que sustenta o que é nosso”, afirmou Mário Fontemanha lembrando que o Vinho do Porto não é feito no Porto nem em Gaia, mas sim na zona vinhateira do Alto Douro. “Se existimos é porque alguém existe a montante de nós”, rematou.