A 2.ª edição do Close-up vai expor os trabalhos dos alunos e dos recém-licenciados dos cursos de Design de Comunicação e Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD). De 8 a 17 de Julho, na antiga sede da RDP, na rua Cândido dos Reis, no Porto, as pessoas vão poder ver o resultado da selecção de trabalhos feita pelo júri.

Márcia Novais, coordenadora do projecto, refere que o objectivo desta iniciativa é criar uma “plataforma de reflexão sobre empregabilidade nos recém-licenciados e no sector criativo em geral”. Com o Close-up pretende-se “reflectir sobre o papel da Arte e do Design na regeneração dos centros urbanos”, assim como dar a conhecer à sociedade o trabalho realizado pelos alunos da FBAUP e da ESAD.

Para além da exposição de trabalhos, o Close-up, promove, ainda, conferências com convidados especiais e a edição de um catálogo da exposição, que serve como um “veículo de comunicação e reflexão privilegiado” e um meio de debate sobre temas de “elevada importância para o sector criativo da cidade”.

Este ano, a organização recebeu cerca de 80 candidaturas. Para Márcia Novais, a qualidade dos trabalhos apresentados é superior à da edição anterior uma vez, que na sua perspectiva, os “participantes investiram mais nos projectos”. Daí o processo de selecção se ter tornado mais complicado para a Heart of Glass.

A coordenadora do projecto considera que o Close-up, devido à sua visibilidade, concentra “vários núcleos de pessoas importantes no mercado”, o que dá a possibilidade aos participantes de estabelecerem contactos para iniciarem a sua vida profissional. Na exposição desta edição podem ser vistas publicações e cartazes, assim como trabalhos desenvolvidos com recurso à pintura, à escultura e ao vídeo.

O Close-up surgiu em 2010 como resposta à falta de plataformas de projecção de recém-licenciados nas áreas do Design e das Artes Plásticas, sendo um projecto organizado pela Heart of Glass-Associação Cultural.