Aos 43 anos, Diogo Vasconcelos morreu esta quinta-feira, em Londres, na sequência de uma paragem cardíaca. Director da Cisco Systems International desde 2007, era um entusiasta da chamada Sociedade de Informação, tendo sido mandatário digital da candidatura de Aníbal Cavaco Silva à Presidência da República e, ainda, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC). Foi ainda vice-presidente do Partido Social-Democrata (PSD) e da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

Diogo Vasconcelos é uma figura importante quando se fala da Academia da cidade do Porto. Nascido em 1968, na cidade Invicta, licenciou-se em Direito pela Universidade Católica e assumiu a presidência da Federação Académica do Porto (FAP), instituição que ajudou a fundar, por três mandatos consecutivos. É da sua responsabilidade, também, a fundação do Jornal Universitário do Porto (JUP).

“É a figura maior da história da FAP, a pessoa que a pôs de pé”, considera Luís Rebelo, actual presidente da instituição. “Ficámos todos absolutamente consternados com a notícia”, comentou, principalmente por se tratar do 22.º aniversário da Federação. Ao JPN, Luís Rebelo deu conta do cancelamento do jantar comemorativo, por respeito à morte de Diogo Vasconcelos, “a pessoa responsável pela fundação de um modelo, na FAP, que não funciona em mais nenhum lado do país”. A Federação Académica do Porto, garante Luís Rebelo, está a equacionar a realização de uma homenagem ao seu fundador.

Reacção da Presidência da República

Aníbal Cavaco Silva prestou, esta sexta-feira, as condolências à família de Diogo Vasconcelos. De acordo com a mensagem divulgada na página oficial da Presidência da República, “Diogo Vasconcelos cedo se distinguiu na vida pública pelo seu dinamismo e pelo seu espírito pioneiro e visionário, sendo um dos jovens mais promissores da sua geração”. “A sua morte prematura deixa-nos profundamente abalados, sobretudo aos que conhecemos de perto as suas extraordinárias capacidades, que foram reconhecidas a nível nacional e internacional”, referiu Cavaco Silva.