Foi em 1964 que começou a funcionar um curso de Instrutores de Educação Física, aquele que viria a constituir o núcleo da Escola de Instrutores de Educação Física do Porto, criada em 1969.

Em 1975, passa da formação em Educação Física para o ensino universitário, com a criação do Instituto Superior de Educação Física, integrado na Universidade do Porto. A publicação da Lei da Autonomia, em 1989, foi o último passo dado para o Instituto passar a designar-se Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF), designação que mais tarde passou a ser FADEUP.

Comemoração voltada para o futuro

“O Espaço da Universidade no Modelo de Formação de Treinadores Vigente em Portugal”, “Nova Realidade, Novas Soluções” e “Professor de Educação Física: Presente, Passado e Futuro” vão ser alguns dos temas debatidos ao longo da Sessão Solene que vai assinalar as comemorações dos 35 anos da Faculdade de Desporto da UP, amanhã, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

Pelas 09h00 começa a Mesa Redonda “Desafios para o Futuro”, à qual se seguirá uma sessão dedicada ao tema “Para onde vai a Universidade?”, que contará com a presença de António Marques, vice-reitor da UP, responsável, também, pela introdução do tema “Internacionalização das Universidades”.

Alberto Amaral, antigo reitor da UP e actual director do Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior, vai falar sobre “Avaliação: Objectivos e Consequências no Ensino Superior em Portugal”.

À tarde, mais duas sessões vão completar o painel comemorativo dos 35 anos da FADEUP: “Sobre o Conceito, o Sentido e a Edificação da Paideia numa Faculdade de Desporto” e “Faculdade de Desporto: A Origem e o Destino de um Sonho”.

Durante a sessão comemorativa vai ser atribuído o título de Cidadão Honorário do “Porto Cidade de Ciência” a Go Tani, professor da Universidade de São Paulo.

O encerramento da sessão solene vai ficar a cargo de José Marques dos Santos, reitor da Universidade do Porto (UP).

Actualmente, a FADEUP tem 1097 alunos: 772 são estudantes de licenciatura, 255 de mestrado e 70 de doutoramento. As actuais instalações foram inauguradas em 1997.