“Vida e Obra de Gomes Teixeira” vai inaugurar a 14 de Julho, quinta-feira, pelas 18h30, na Reitoria da Universidade do Porto (na Praça Gomes Teixeira).

A exposição pretende homenagear Francisco Gomes Teixeira, “uma das grandes figuras” dos “primeiros cem anos de vida” da universidade e o seu primeiro reitor.

“Acompanhar, observar e compreender a vida do primeiro reitor da Universidade do Porto” é o desafio colocado por Carlos Correia de Sá, comissário da exposição, aos visitantes de “Vida e Obra de Gomes Teixeira”. A exposição engloba vários documentos ligados à vida de Gomes Teixeira, desde “uma carta escrita aos nove anos de idade para a madrinha”, até “várias fotografias com os seus netos”.

Organizada em parceria com a Câmara Municipal de Armamar, a mostra apresenta a faceta “científica, institucional e pessoal” de Francisco Gomes Teixeira. A cerimónia vai começar com um concerto do grupo de cordas “Fine Music String trio”, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

A par desta iniciativa será inaugurada a exposição “1886-1929. O Desenho de Modelo nas Belas Artes” – que pretende “demonstrar a importância do modelo nu no contexto artístico nacional”.

Gomes Teixeira, o primeiro reitor da Universidade

Leccionava na Universidade de Coimbra mas, em Novembro de 1883, transferiu-se para a Academia Politécnica do Porto por motivos familiares onde, em 1886, ocupou o cargo de director.

Após a criação da Universidade do Porto, em 1911, Francisco Gomes Teixeira foi nomeado reitor. Sete anos depois, foi proclamado Reitor Honorário mas continuou, até 1929, a dar aulas na Faculdade de Ciências. No mesmo ano, recebeu o título de director honorário do Instituto de Investigação de História das Matemáticas. Morreu em 1933 e foi sepultado na igreja de S. Cosmado, Armamar.