Distinguido em Junho com o mais importante prémio da arquitectura, o Pritzer 2011, nos Estados Unidos da América, Eduardo Souto Moura vai receber, esta quinta-feira, o Doutoramento “Honoris Causa” nas instalações da Universidade Lusíada no Porto. O galardão visa, assim, reconhecer e assinalar o percurso profissional do arquitecto.

O grau, atribuído pela Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto, pretende reconhecer o arquitecto pelo “inestimável contributo” para a arquitectura portuguesa.

A Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto propôs esta distinção a Eduardo Souto Moura considerando o seu “contributo para a afirmação e reconhecimento da arquitectura portuguesa, em Portugal e no mundo”, justificou à Agência Lusa a instituição.

A Lusíada considera que o arquitecto busca “respostas nas interpretações e nas reflexões que faz sobre a realidade do mundo que o rodeia”, como forma de o compreender e de o transformar.