Cinco carruagens de madeira puxadas por uma locomotiva a vapor, com direito a um grupo de música e cantares regionais para animar os passageiros, vão percorrer a Linha do Douro, todos os sábados, a partir de 23 de Julho e até Outubro. Entre o Peso da Régua e o Tua (Carrazeda de Ansiães), o objectivo é recriar as viagens do século XX e dar a provar, aos passageiros, iguarias regionais e um cálice de Vinho do Porto na Quinta Nova.

Durante a viagem, o comboio faz ainda uma paragem na vila do Pinhão, onde se pode apreciar os 24 painéis de azulejos do edifício principal da estação, que representam cenas da principal actividade económica da região – a vitivinicultura – e visitar a Wine House da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.

O serviço tem partida marcada para as 14h15 e termina às 18h22. O preço dos bilhetes vai desde os 45 euros, para adultos, e os 25 para crianças dos cinco aos 12 anos. Os grupos de dez ou mais pessoas têm descontos (40 euros para adultos e 20 euros para crianças).

Os passageiros vão desfrutar da paisagem fornecida pelo rio Douro e pelas vinhas que são património mundial da UNESCO.

Os comboios a vapor tiveram uma importância histórica determinante para o desenvolvimento da região do Douro, nomeadamente no escoamento de Vinho do Porto e na comunicação entre as localidades da zona.