A cidade do Porto conta com mais dez casas reabilitadas através da Fundação Manuel António da Mota, que gastou, para o efeito, 50 mil euros. Em Outubro, mais cinco casas serão reabilitadas. O processo de reabilitação é feito no âmbito do projecto Porto Amigo da Câmara Municipal do Porto (CMP), através da Fundação Porto Social, em parceria com a Mota-Engil.

António Mota, presidente da Mota-Engil, explicou à Agência Lusa que o investimento para este processo se vai fazendo “de acordo com as necessidades”, mas que “gostaria de que isto acabasse muito rapidamente”, uma vez que era “sinal de que não havia necessidade”. No entanto, o presidente reforça a ideia de que enquanto a Mota Engil e os accionistas puderem, a autarquia será apoiada, dado que “é uma obrigação de quem pode fazer a recuperação destas habitações”.

O projecto apresentado pela Mota-Engil à Câmara Municipal do Porto dirige-se a munícipes do concelho do Porto, com idade igual ou superior a 65 anos, que comprovem uma situação de pouca mobilidade e carência económica e que estejam sozinhos ou morem com o cônjuge. Cabe à Fundação Porto Social abrir as candidaturas para o projecto e seleccionar, sendo que a Mota-Engil faz e paga os custos das obras.