Segundo dia, segundo mergulho na piscina. Já ninguém dispensa a tarde passada ao pé da água, “regada” a Casal Garcia e com bolinhas de sabão à mistura. Os concertos na piscina são tão concorridos (será?) que a fila para entrar no “recinto” nunca mais acabava ontem, sábado.

Mr. Miyagi foi a primeira banda a dar música aos festivaleiros de chinelo de dedo. Mas podia ter sido outra qualquer, porque, com o calor que se fazia sentir, a principal atracção era mesmo a água. De seguida, Long Way to Alaska já soube melhor, ou não fosse a sonoridade do grupo coadunar-se de forma quase perfeita com o cenário que os rodeava. Alguns ouviam em pé perto do palco, outros ensaiavam coreografias na piscina em frente, muitos ouviam descansados nas toalhas de praia.

Depois de problemas de última hora com a banda que iria actuar, o “palco” recebeu um DJ peculiar, DJ Fitz, que conseguiu a proeza de misturar sonoridades muito díspares e colocar a piscina a dançar música indiana em grupo. Fim de tarde energético, para acordar quem tinha adormecido ao sol e precisava de rumar ao recinto principal.

Hora de jantar, para muitos. Para os festivaleiros mais acostumados a estas lides, as barraquinhas de cachorro e farturas nas imediações são mais do que suficientes, mas, para outros, é hora de ir ao Cristo Rei comer uma pizza ou ao Chispe (tentar) comer o famoso panado maior que o pão. Um café simpático depois dos bancos em frente ao recinto também está apinhado e o “Luau” ganha nova vida nesta altura, fruto da proximidade do Milhões.

Os regressos de Kafka (aos palcos) e de Vivian Girls (a Portugal)

De barriga cheia, segue-se para Kim Ki O, mas sem grande sorte. Problemas de logística impedem a actuação, substituída por uma dupla não identificada, mas que deu espectáculo no palco Vice. “MKRNI e Kim Ki O, que não puderam actuar, vão fazer parte da festa de Domingo à tarde na Piscina do Milhões de Festa”, diz a organização no Facebook. Esperemos para ver.

No entretanto, já se adivinhava o regresso dos Kafka no palco do Milhões. O grupo inspirou toda uma geração de bandas em Barcelos e era um dos mais esperados do certame. Apesar da “responsabilidade”, os Kafka não desiludiram, transportando o (muito) público presente a um imaginário kafkiano perfeito na sua melancolia e amigo do bizarro. Houve espaço para danças estranhas em palco e uma espécie de “stage dive”, com projecções a preto e branco como pano de fundo.

As Vivian Girls foram as meninas que se seguiram, conduzindo o público de volta ao palco principal. E tudo aconteceria neste espectáculo, desde homenagens a Amy Winehouse (que foi encontrada morta ontem, sábado) a pedidos de autógrafos insistentes durante o concerto por parte de um miúdo, passando por outro tipo de pedidos mais adultos (“Show me your boobs”, gritava um festivaleiro), respondidos à letra por uma das integrantes do trio nova-iorquino, que passaria tanto tempo em cima do palco como fora dele, a dançar com o público.

A noite continuou com Secret Chiefs 3 a despejar composição atrás de composição, com direito a violino em palco e muita diversidade sonora. No palco Vice, Bob Log III era o mais esperado da noite. Nos intervalos, davam-se massagens grátis para passar o tempo.