A Federação Distrital do Partido Socialista (PS) no Porto ficou, esta segunda-feira, sem o presidente Renato Sampaio, que se demitiu do cargo que ocupava. Em conferência de imprensa, Renato Sampaio afirmou que esta sua decisão “não é um adeus, mas um até amanhã” e que já estava tomada há bastante tempo, não tendo sido assumida na altura da derrota do PS nas legislativas devido à demissão do secretário-geral do partido.

O presidente demissionário do PS/Porto contou que teve “múltiplos apelos” para continuar a liderar a bancada socialista no Norte, sendo que no passado domingo o secretariado exprimiu esse mesmo desejo. “Em coerência com o meu quadro de valores e postura na política, com sentido da responsabilidade e na defesa dos superiores interesses do PS, pedi ao presidente da Comissão Política Distrital a convocação de uma reunião extraordinária com o objectivo de convocar um Congresso Distrital electivo da Federação, imediatamente após o Congresso Nacional, permitindo uma clarificação na vida do PS/Porto”, acrescentou.

Renato Sampaio vai voltar a ser apenas militante do partido e não disse se vai ser candidato novamente ao cargo de presidente, afirmando que se “fecha assim mais um ciclo”.

O ex-líder da Federação Distrital do PS Porto era apoiante de Francisco Assis na corrida a secretário-geral do partido contra José Seguro. No entanto, afirmou que a sua demissão não esteve relacionada com a derrota de Assis. Salientou, ainda, o facto de ter feito este anúncio para “terminar com as especulações de algumas fontes de informação da federação nalguns órgãos de comunicação social”.