Henrique Almeida e João Luís Silva Carvalho, investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Centro de Estudos e Tratamento da Infertilidade (CETI), foram distinguidos com o galardão “Grant For Fertility Innovation”, que oferece um milhão de euros a projectos inovadores sobre medicina da reprodução.

O projecto dos investigadores do Porto desvenda novos mecanismos para aumentar taxas de reprodução em casais inférteis e ajuda a melhorar a qualidade funcional dos ovócitos (células reprodutoras femininas), conseguindo distinguir as que proporcionem gravidezes.

A qualidade do ovócito é determinante para as taxas de sucesso dos tratamentos da infertilidade. Actualmente, os ovócitos são seleccionados unicamente segundo critérios morfológicos, o que tem contribuido para as insatisfatórias taxas de êxito dos tratamentos de fertilidade. A média europeia situa-se nos 30% de gravidez e 20% de parto.

O “Grant For Fertility Innovation” (GFI) da Merck Serono foi lançado na 25.ª Reunião Anual da ESHRE, em Junho de 2009, com o objectivo de promover o avanço da ciência e investigação médica no campo da fertilidade.