A Inovapotek, uma empresa start-up da Universidade do Porto, que está inserida na Novas Empresas e Tecnologias, S.A. (NET), foi a eleita para fazer parte do programa US Connect, que pertence à University Technology Enterprise Network. A empresa portuense vai participar na primeira de duas fases do US Connect.

O programa, segundo comunicado da empresa, tem como propósito auxiliar as “start-up portuguesas na comercialização dos seus produtos e serviços nos Estados Unidos da América”. Os seus principais receptores são os spin-offs das universidades portuguesas que tenham conseguido êxito no mercado português, mas que ainda não se propagaram no estrangeiro. A Inovapotek foi seleccionada pelo sucesso que tem tido no mercado português em “serviços de consultoria, investigação e desenvolvimento de produtos inovadores para as indústrias farmacêutica e cosmética”.

Marta Ferreira, CEO da Inovapotek, pensa que “ter sido seleccionada valoriza as potencialidades, qualidade e valor do negócio da Inovapotek”. Para a representante da empresa, o programa em que a Inovapotek foi inserida vai revelar-se muito importante dado que “o US Connect constitui uma óptima oportunidade para entrar de forma sustentada e fundamentada no mercado norte-americano”.

Nesta primeira fase estão 12 empresas, das quais apenas quatro vão prosseguir para a segunda fase que vai assegurar auxílios no desenvolvimento do negócio nos EUA. A Inovapotek, na primeira fase, vai ter o apoio dos consultores de Austin na “definição da estratégia para comercialização dos seus produtos e serviços nos EUA”. A empresa portuguesa é a única a actuar na área da saúde aprovada pelo French Ministry of Higher Education and Research (Crédit d’Impôt Recherche) e a “prestar serviços de avaliação de eficácia e segurança de produtos cosméticos”.