Já viveu no estrangeiro e na Madeira, mas foi à Granja, perto de Espinho, que regressou para iniciar o projecto da sua vida, depois de tantas viagens. Licenciada em Comunicação Social e com o Conservatório de Música, Liliana Moreira começou a pensar numa forma de “rentabilizar a escrita” – o que mais lhe interessa – de uma forma “mais artística e criativa, sem ser presa a regras”. E, numa conversa de amigos, o nascimento da Caramelo, uma empresa especializada em presentes personalizados, “aconteceu muito naturalmente”.

Quando Liliana Moreira pensou o projecto, quatro áreas fundamentais ficaram decididas: “música, mobiliário, histórias ilustradas e rótulos personalizados”. Mas logo foram surgindo pedidos de clientes que “fugiam”, um pouco, ao campo de acção inicialmente pensado. “As pessoas foram perguntando se haveria a possibilidade de criarmos uma ilustração e um texto para um convite de casamento, ou de termos presentes mais acessíveis”, conta Liliana. Daí à criação de novas “bases de suporte para a escrita e ilustração” foi um pequeno passo.

Hoje, a Caramelo não só desenha e faz convites de casamento, como todo o trabalho gráfico para qualquer tipo de evento, tendo também criado uma linha de postais com definições que a equipa deu a algumas palavras e que é, nas palavras de Liliana, “uma prenda muito simples, embrulhada num saquinho de pano feito por uma costureira e enviado directamente ao presenteado com um cartão também personalizado”. E esta é uma das características fundamentais deste projecto: aliando a inovação da oferta, a Caramelo “estimula e valoriza a economia local, com o recurso a uma costureira de bairro que faz um trabalho incomparável em termos de qualidade e a uma tipografia também tradicional”.

Canções com letras únicas

A partir de 150 euros, é possível oferecer uma canção com letra única e personalizada. Escolhendo um dos instrumentais pré-gravados que a Caramelo criou, Liliana escreve uma letra baseada nas ideias das pessoas. “Depois de a letra ser aprovada, vamos a um estúdio profissional gravar com músicos profissionais”, conta a mentora do projecto.

Com uma plataforma criada de raiz para o projecto, durante mais de um ano (a página online da Caramelo), Liliana Moreira trabalha com vários profissionais que, não tendo a Caramelo como única ocupação, complementam uma cadeia de produção única que junta o mais moderno com o tradicional. Três ilustradores, três músicos, um carpinteiro, um arquitecto, uma costureira de bairro e uma antiga tipografia são os elementos que auxiliam Liliana Moreira nesta ideia tão sua mas tão dependente de outros conhecimentos.

De fragmentos de uma ideia a histórias únicas

“As pessoas, quando nos procuram, dizem basicamente o que é que querem, qual a ideia a transmitir. Nós transformamos isso num produto acabado com a qual a pessoa se possa identificar e que faz sentido para ela”, explica Liliana, mencionando ainda o Formulário, presente no site, que ajuda a “construir a história de cada pessoa” e que pode sempre ser complementado com uma conversa mais aprofundada e detalhada.

“Um presente da Caramelo não sai sem passar pela minha mão e das de, pelo menos, dois ilustradores, de enviarmos à pessoa um esboço inicial para aprovação e de fazermos provas tipográficas”, relata Liliana Moreira, no caso das histórias ilustradas. Estas são, aliás, as prendas mais pedidas. “É o trabalho mais dispendioso mas também o que tem mais saída, a par dos rótulos para garrafas de vinho”, diz.

Apesar de a Caramelo existir, oficialmente, desde 2011, os trabalhos arrancaram no final do ano anterior, pelo que Liliana Moreira já consegue identificar quais os momentos mais ocupados. As épocas de Natal, São Valentim e Verão são aos mais preenchidas em termos de trabalho. A Caramelo já enviou presentes para todos os cantos de Portugal, incluindo Madeira e Açores, e até para os Estados Unidos. Ainda assim, Liliana Moreira arrisca dizer que, “por cada encomenda de outro sítio qualquer, há uma da Grande Lisboa”.