Esta sexta-feira, 19 de Agosto, Dia Mundial da Fotografia, o projecto “Entre Margens: o Douro em Imagens”, organiza, pelas 17h00, no Centro Português de Fotografia, uma conferência dirigida por fotógrafos da “Kameraphoto”, que vão explicar como surgiu a agência e como conciliam o trabalho artístico com o trabalho fotojornalístico.

À noite, na Praça Gomes Teixeira (conhecida como Praça dos Leões), às 22h00, qualquer pessoa pode assistir ao cine-concerto de Norberto Lobo, guitarrista português, a acompanhar a projecção ao ar livre de “Tabu”, de F.W. Murnau.

“Um Douro no Feminino” pode ser visitada na Avenida dos Aliados e na Praça Gomes Teixeira até 25 de Agosto. A exposição fotográfica contempla uma síntese de nove das melhores fotografias de cada uma das quatro fotógrafas (Céu Guarda, Inês d’Orey, Luísa Ferreira e Pauliana Valente Pimentel).

No Porto está também exposta uma fotografia de um cada um dos seis novos talentos da arte fotográfica, que vêem o seu trabalho ser exibido em cada um dos seis municípios durienses: Ana Costa, Armindo Dias, Miguel Schreck, Marcos Oliveira, Rita Almendra, Vera Carmo. Domingos Galvão tem expostas, também no Porto, 16 fotografias (da colecção do Centro Português de Fotografia) na secção “Memória”, que remete para o antigo Douro.

“Entre-Margens: o Douro em Imagens” até ao Verão de 2013

O “Entre-Margens: o Douro em Imagens” é um evento com continuidade, que tem lugar nos centros urbanos e históricos das seis cidades da Região do Douro parceiras deste projecto: Lamego, Mirandela, Peso da Régua, Porto, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

O projecto pretende caracterizar o Douro em exposições de fotografia, conferências sobre a arte e o território, espectáculos de música e teatro, cine-concertos ao ar livre, dança e artes multidisciplinares durante cinco meses, até ao Verão de 2013. As vertentes principais são as marcas da zona: imagem, turismo e território.