Comissariada por João Fernandes e Agustín Pérez Rubio, “Mudança de Paradigma: Colecção de Serralves anos 1960 e 1970” conta com mais de 80 obras de 62 artistas contemporâneos da colecção de Serralves. Incidindo sobre “um período de mudanças na linguagem artística” – os anos 1960 e 1970 – a exposição apresenta “uma panorâmica sobre um período que redefiniu a natureza da arte e do seu lugar na vida”.

A exposição, que vai estar patente no MUSAC – Museo de Arte Contemporáneo de Castilla Y León de 24 de Setembro a 8 de Janeiro de 2012, “articula-se em torno de um conjunto de ligações conceptuais que viriam a lançar as bases para a definição da prática artística desde esse período até aos nossos dias”.

É na mudança de paradigma que se viveu a partir da década de 60 do século XX, com a agitação “causada por novas ideias políticas e sociais”, que se dá uma “intersecção de linguagens formais”, assumindo o cinema, o vídeo, a fotografia e o texto o papel de plataformas para projectos conceptuais.

Da lista de artistas representados na exposição fazem parte, entre outros, Artur Barrio, Alberto Carneiro, Manuel Casimiro, Robert Morris, Leonel Moura e Julião Sarmento.