Para não deixar passar em branco os 140 anos da morte de Júlio Dinis, a Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP) expõe um conjunto de manuscritos do autor, pertencentes a uma colecção particular, pela primeira vez disponíveis para consulta. São textos dramáticos e romances, “dissertações que apresentou a concurso para professor na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, cadernos pessoas com anotações literárias” e cartas pessoais.

De 9 de Setembro a 15 de Novembro, a exposição “Júlio Dinis (1839-1871): Itinerário Bio-Bibliográfico” quer contribuir para “o conhecimento dos principais aspectos da vida e obra do autor”. Com recurso ao acervo bibliográfico da BPMP, serão ainda apresentadas primeiras edições de algumas das obras mais conhecidas de Júlio Dinis, como “As Pupilas do Senhor Reitor”, “Uma Família Inglesa” e “Os Fidalgos da Casa Mourisca”, “cujos textos foram inicialmente publicados em folhetins no ‘Jornal do Porto'”.

Ainda no âmbito da exposição realiza-se, a 22 de Setembro, pelas 21h00, no auditório da BPMP, a leitura da peça “O Casamento da Condessa da Amieira” (entrada livre sujeita à limitação da sala).