Há pormenores de Serralves que escapam a um visitante mais distraído, depois de ter guardado a brochura de uma exposição ou dos jardins no bolso. Para evitar que a informação e alguns detalhes se percam e proporcionar uma experiência diferente a quem procura Serralves, foi esta terça-feira lançada uma aplicação para smartphones e tablets.

João Fernandes, director do Museu de Serralves, destaca o contributo de um recurso como este para a “democratização da da obra de arte” e para a aproximação do público à instituição, uma vez que passa a ser possível aceder a dados sobre exposições patentes, artistas e biografias, entre outras informações.

Visita multimédia

João Fernandes apresentou, ainda, uma nova ferramenta, que permite uma visita multimédia à exposição “Off the Wall / Fora da Parede“. Juntamente com o ingresso para a exposição, o visitante pode levantar, gratuitamente, um dos 25 tablets disponíveis na recepção do Museu e seleccionar vídeos, fotografias e textos sobre as obras de arte e os seus autores.

A aplicação, dividida em cinco secções (“Agenda”, “Percursos”, “Destaque”, “Serralves” e “Informações”), é gratuita e encontra-se disponível para download nas lojas online da Apple e da Samsung. Bárbara Mato, responsável pelo Marketing da Fundação, destaca o facto de a ferramenta permitir aos visitantes conhecer o aspecto de um jardim ou de uma árvore noutra estação do ano, entre outras mais valias.

Mais de três mil obras disponíveis

Na primeira secção, o visitante pode consultar os programas e horários das actividades da Fundação, desde exposições, música, dança, cinema, actividades para crianças ou famílias. Já nos “Percursos” são feitas quatro sugestões de roteiros pelos vários espaços. Os percursos georreferenciados possibilitam uma maior interacção do público com o património arquitectónico, paisagístico e artístico de todos os espaços, com durações que variam entre os 45 minutos e as duas horas.

No “Destaque”, a equipa de Serralves realça aspectos da programação, como concertos que se aproximam ou exposições em vias de serem inauguradas. E para que a história da Fundação não fique esquecida, a secção “Serralves” possibilita ao visitante e utilizador saber mais sobre a instituição, a arquitectura e até sobre a Colecção de Arte Contemporânea do Museu. Mais de três mil obras de de arte podem ser apreciadas na aplicação, bem como detalhes da vida e trabalho de mais de 400 artistas. Por último, nas “Informações”, o potencial público pode planear visitas com antecedência, consultando horários e tarifários.