De 28 de Setembro a 2 de Outubro, o “Manobras no Porto” vai fazer a festa no centro histórico da cidade. Mas, até lá, já há actividades em andamento e a organização espera a participação dos cidadãos.

Todas as terças e quartas-feiras, até ao fim de Setembro, o n.º 136 da Rua dos Mercadores vai acolher a Oficina de Ritmos Populares. Entre ensaios e sessões de treino e rusgas pelo centro histórico, com vista ao recrutamento de novos participantes, o objectivo é criar um grupo espontâneo de participantes, dispostos a serem apresentados aos instrumentos de percussão. A iniciativa partiu de Gustavo Costa e do Colectivo Stop e acontece entre as 10h00 e as 13h00.

Já no n.º 69 da Rua das Flores, até 18 de Setembro, Igor Gandra dirige a Oficina de construção de Gordos, Cabeçudos e Gigantones. A oficina, em regime aberto, conta com a participação de “artistas de várias proveniências, em conjunto com habitantes interessados”. Serão ainda ensaiadas coreografias para a realização de um “baile mandado”, no final do projecto.

E porque os documentários são uma parte importante do “Manobras no Porto”, a freguesia de Miragaia é, a partir desta segunda-feira e até 16 de Setembro, ocupada por Ana Povoas e José Roseira. Os dois querem produzir um filme documentário sobre a “relação que as pessoas que habitam e/ou vivem a freguesia têm com ela” e sobre as expectativas que têm para o futuro de Miragaia.

Inês Guedes e a Circolando propõem uma outra oficina, desta feita de Instalação Sonora na Casa das Brincadeiras em Construção. O imóvel do n.º 13 da Rua S. Miguel, ocupado, vai ser transformado num espaço de brincar para todas as idades. A 8 e 9 de Setembro, das 14h00 às 17h00, é possível participar na criação de uma instalação sonora no edifício. O Grupo Musical de Miragaia será a casa deste projecto.

Setembro vai terminar com 120 horas de “Manobras”

Resultante da iniciativa Plataforma 2.0, lançada em Fevereiro pela Câmara Municipal do Porto e pela empresa municipal Porto Lazer, o programa “Manobras do Porto” tem, entre 28 de Setembro e 2 de Outubro, um dos seus momentos altos. Ao todo são cinco dias inteiros dedicados a 164 eventos únicos, pensados para animar a cidade do Porto e pô-la a pensar o património imaterial do seu centro histórico.

Divididas em cinco linhas de acção (“Haja Chão”, “Haja Coração”, “Haja Mão”, “Haja Noção” e “Haja Nação”), as iniciativas vão variar entre instalações contínuas, exposições, roteiros ou propostas gastronómicas.